A Arquitetura Corporativa e as novas necessidades dos colaboradores


Eles estão por todas as partes: smartphones, notebooks, tablets e até mesmo os videogames portáteis. Os novos recursos e aparelhos tecnológicos, assim como o fácil acesso à internet e a mobilidade para se conectar a ela a cada dia se tornam mais presentes na vida das pessoas, influenciando em seu comportamento e configurando ainda um novo perfil de profissionais, que são extremamente dinâmicos, atualizados e sedentos por novidades.

Completamente inseridos (quando falamos das gerações Y e Z) em uma realidade digital, estes “novos profissionais” não encontram barreiras para trabalhar nos mais diversos locais, sejam eles hotéis, escritórios, cafés, shopping centers, aeroportos ou a própria casa.

Este potencial dinâmico e a familiaridade com as novas ferramentas são, inevitavelmente, levados para dentro da empresa que, por sua vez, precisa estar preparada para extrair das novas gerações o que elas têm de melhor.

Nesta missão a Arquitetura Corporativa desempenha um papel essencial, pois a partir de um projeto inteligente e bem direcionado é possível acolher os colaboradores da maneira mais adequada.

O que eles esperam?

Os funcionários das novas gerações esperam encontrar um ambiente de trabalho onde possam interagir com os colegas, compartilhando informações com liberdade e agilizando os processos de comunicação no dia a dia da empresa.

O conceito de mesa individual deve ceder lugar à variedade e opções de espaço, enquanto o padrão de layout deve privilegiar os modelos mais abertos ou panorâmicos, nos quais a flexibilidade para mudanças seja uma característica latente.

Os recursos tecnológicos, evidentemente, precisam estar adequados ao nível dos profissionais, oferecendo a eles requisitos que lhes permitam explorar os seus conhecimentos e entregar um melhor desempenho para a empresa.



É importante destacar que empresas que mantêm hierarquias e burocracias em seus processos e ambientes de trabalho estarão competindo com outras já adaptadas às novas necessidades dos profissionais, as quais acabaram se sobressaindo e atingindo melhores resultados.

Por isso, invista em sua Arquitetura Corporativa: ela dirá se a sua empresa está ou não preparada para o futuro…

Entre em contato com a DABUS ARQUITETURA e saiba como podemos te ajudar!