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Como deve ser a ambientação de um consultório médico

Todos os detalhes são importantes em um consultório médico, afinal, a relação que se estabelece na área da Saúde deve ser transparente e de confiança. Mas não é sobre atendimento ou competência profissional que vamos falar, embora esses fatores sejam fundamentais. O nosso interesse é como a ambientação de uma clínica ou consultório médico deve ser articulada para transmitir credibilidade e garantir o máximo de conforto a seus clientes.

Há alguns anos atrás, a aplicação de cores claras nas paredes e a disponibilização de poltronas aconchegantes e de mesas e cadeiras comuns eram tidas como suficientes. No entanto, os tempos mudaram e a consciência de um ambiente médico melhor preparado e diferenciado foi se difundindo cada vez mais.

Percebeu-se que o momento de contato com a clínica ou consultório era uma excelente oportunidade de Marketing. Assim, o design, o layout do espaço, as cores, a ergonomia e toda a comunicação interna e externa passaram a ser pensadas estrategicamente em favorecimento da imagem da marca e da mensagem a ser transmitida.

Hoje as possibilidades de ambientação são exploradas de diversas formas, mas o equilíbrio ainda continua sendo a melhor pedida. A utilização de cores claras também segue forte, afinal um ambiente médico deve transmitir tranquilidade. Porém, a adoção de uma tonalidade mais forte em uma das paredes já é bem aceita. A aplicação de materiais diferentes ou texturas é outro artifício que ajuda a dinamizar o espaço e a expressar de forma sutil o estilo da empresa.

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Projeto de interiores da DABUS ARQUITETURA para clínica de cardiologia, no qual se buscou o melhor aproveitamento dos espaços, como nas salas de consulta com áreas de exame. Especial atenção foi dada à sala de recepção e espera, onde foram aplicados mosaico português, madeira e mármore em uma composição que deixou o ambiente mais amplo e agradável.

Projeto da DABUS ARQUITETURA para consultório em Alphaville. Foram mantidos os ambientes que tinham que ser tratados de forma independente. Na recepção, cores claras mescladas ao preto e ao cinza, assim como a valorização da vista, tornaram o espaço mais confortável e calmo.

A utilização de elementos como plantas, fotografias, quadros e outras obras de arte contribuem para tornar o clima mais vívido, descontraído e aconchegante, o que na sala de espera é imprescindível. Objetos interessantes, como aquários, e aparelhos, como TV, também podem ser disponibilizados, no intuito de acalmar e distrair os clientes que aguardam para ser atendidos. Se o prédio contar com uma boa vista, ela também pode ser aproveitada para compor o cenário.

Já a exibição de diplomas e certificados deve ser feita com cuidado para não parecer ostensiva e nem gerar desarmonia. Um padrão deve ser seguido, visando uma apresentação oportuna e contextualizada.

O que é fundamental ressaltar é que antes da realização do projeto de ambientação, é necessário compreender muito bem o tipo de serviço médico que o local oferece. Por exemplo: o consultório de um pediatra tem necessidades bem diferentes daquelas de um consultório de endocrinologia. Em cada um dos casos é preciso estudar e empregar as melhores soluções que permitam acolher bem todos clientes e, ao mesmo tempo, favorecer a imagem da marca e dos profissionais.

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