6 dicas para ter um escritório mais harmônico e bonito - DABUS ARQUITETURA | DABUS ARQUITETURA

Blog DABUS ARQUITETURA

6 dicas para ter um escritório mais harmônico e bonito

Beleza é sim um dos fatores essenciais na Arquitetura Corporativa. Como foi comentado no post anterior, ela deve estar entrelaçada à funcionalidade e ergonomia para que o projeto esteja apto a gerar resultados mais duradouros e saudáveis. Escritórios que conseguem coordenar esses 3 eixos desfrutam de ambientes mais agradáveis, assim como de uma equipe mais motivada.

Quando o componente estético é articulado com inteligência no espaço de trabalho ele se torna um recurso estratégico para os negócios, pois além de agregar valor à marca, estabelece um relacionamento de identificação e encantamento com clientes, colaboradores e fornecedores, o que, sem dúvida, contribui para a sua solidificação no mercado.

Cuidar da aparência do escritório é cuidar da imagem da organização e reforçar seus valores, personalidade e propostas por meio de elementos arquitetônicos. Nesse cenário todos os detalhes são importantes, sobretudo porque transmitem alguma mensagem aos ocupantes.

Além disso, o desenvolvimento de atividades se torna mais agradável e produtivo em locais devidamente planejados e organizados, onde a composição estética traz novos conteúdos de maneira inspiradora, acolhedora e original.

Veja abaixo algumas dicas que irão ajudar você a pensar em um espaço mais agradável para sua empresa.

Fatores de beleza e harmonia no escritório corporativo

1. Contrastes: São essenciais para programações visuais mais interessantes, atrativas e belas. Na Arquitetura Corporativa os contrastes podem estar refletidos em materiais, cores, formas, transições de ambientes, iluminação, entre outros quesitos. Essa, porém, é uma questão a ser trabalhada com todo cuidado, pois pode facilmente perder-se em combinações desastrosas que geram desconforto e até perda da credibilidade.

arquitetura-corporativa-contraste-materiais

Contraste de cores e materiais | Projeto de plusminusarchitects | Fonte: Fireshome.

2. Toque artístico: O ambiente organizacional não precisa contar necessariamente com obras de arte consagradas para sustentar uma atmosfera requintada ou inventiva. Grafismos, pinturas, quadros e mobiliários com design diferenciado são opções interessantes para tornar o espaço corporativo mais ilustrado. Além de dar cor às salas, essas informações tornam o clima mais leve para as longas jornadas de trabalho.

arquitetura-corporativa-toque-arte

Painel abstrato | Projeto de Huntsman Architectural Group | Fonte: Officelovin.

3. Coerência na linguagem visual: A coerência diante das composições estéticas é um fator que legitima as escolhas realizadas e torna o universo conceitual autêntico e “digerível”. Isso amplia o poder de envolvimento do ambiente, que ganha traços expressivos da identidade da marca. Assim, se um determinado modelo representa uma característica forte, como estruturas de metal aparentes, ele deve ser replicado com criatividade em diferentes pontos da Arquitetura Corporativa.

arquitetura-corporativa-coerencia-linguagem

Elementos despojados em clima de pub jovem | Projeto de Julius Ross | Fonte: Officelovin.

4. Iluminação natural: Salas bem iluminadas abrigam equipes mais ativas. O contato com a luz do sol energiza e estabelece uma conexão produtiva com o mundo exterior. Além disso, áreas envidraçadas criam “quadros naturais” que dão mais vida ao escritório.

arquitetura-corporativa-luz-sol

Janelas acompanham toda a sala | Projeto de AECOM | Fonte: Office Snapshots.

5. Detalhes diferenciados: Uma luminária com design inovador, uma poltrona com estofado colorido, um desenho provocativo na parede. Certos elementos são fundamentais para quebrar a monotonia e assinalar um espírito arrojado, atento às tendências e com vontade de mudar. A prova da excelência está justamente nos detalhes!

arquitetura-corporativa-teto-decorado

Teto em destaque | Projeto de Art Arquitectos | Fonte: JOVARQ.

6. Revestimentos de qualidade: Os revestimentos provocam a sensação do toque e sinalizam a qualidade dos materiais. Quanto mais autênticos, resistentes e bem aplicados, maior credibilidade serão capazes de transmitir, além da beleza que irão conferir ao espaço. Por isso, é importante escolher sempre produtos de procedência comprovada.

arquitetura-corporativa-resvestimento

Parede e piso revestidos com produtos de qualidade | Projeto da DABUS ARQUITETURA | Fonte: DABUS.com.br.

Garanta um ambiente de trabalho mais harmônico para os seus negócios. Entre em contato com a DABUS ARQUITETURA e fique por dentro de como podemos desenvolver o seu projeto de Arquitetura Corporativa.

Compartilhe este post



Comentários (0)

Deixe o seu comentário!




Áreas de Atuação