4 projetos de Arquitetura Escolar assinados pela DABUS ARQUITETURA - DABUS ARQUITETURA | DABUS ARQUITETURA

Blog DABUS ARQUITETURA

4 projetos de Arquitetura Escolar assinados pela DABUS ARQUITETURA

O universo da educação é um palco realmente fascinante, porém, repleto de cuidados, uma vez que estão relacionados fatores como a construção de indivíduos, formação profissional e desenvolvimento humano em todas as suas variáveis. Isso sem falar dos sonhos que estão na bagagem tanto de alunos, quanto de professores.

Por essas e outras razões, o desafio de elaborar um projeto de Arquitetura Escolar exige boa dose de sensibilidade por parte da equipe responsável. Além de agregar todo o conhecimento técnico, é essencial que ela esteja atenta às necessidades particulares de cada comunidade e de cada projeto pedagógico.

Compreender a relação entre os indivíduos e a maneira como o ensino deve dialogar com eles é primordial para que possam ser criados ambientes funcionais, confortáveis e motivadores. Sim, porque a escola deve ser um lugar de apreço inestimável, o que depende em grande parte das condições físicas oferecidas aos ocupantes.

Projetos realizados

Confira a seguir alguns dos trabalhos assinados pela DABUS ARQUITETURA ao longo desses mais de 25 anos de atuação.

1. FATEA

projeto de arquitetura escolar fatea

Remanejamento de 11.000 m² de área existente e projeto de Arquitetura para novo edifício de 2.500 m² da FATEA – Faculdades Integradas Teresa D’Ávila. Foram contempladas 16 salas de aula com capacidade para 50 alunos/cada, biblioteca para 91 mil livros, área de administração e auditório para 70 pessoas.

As salas contaram com forro modulado acústico e o edifício com ventilação natural permanente na cobertura. A iluminação foi garantida por grandes panos de vidro que tomam parte dos volumes que compõem as fachadas – na face principal foi incluído um mural de Santa Teresa D’Ávila.

Para a circulação do pessoal foram definidas passarelas que cortam o grande vão central, ligando os blocos do edifício. As duas cores do piso vinílico criaram um movimento interessante nos corredores graças às curvas do desenho.

2. FourC Bilingual Academy

projeto arquitetura escola fourc

A FourC Bilingual Academy é uma escola bilíngue localizada na cidade de Bauru/SP. Com área de 10.000 m², a edificação abriga 600 alunos, divididos em 3 blocos principais: infantil, fundamental e ginásio. Isso além do subsolo para estacionamento com 2.000 m².

As soluções arquitetônicas levaram em conta a filosofia da instituição (pensamento crítico, colaboração, cultura e cidadania), gerando espaços diferenciados e adaptados especialmente às necessidades infantis. As 26 salas de aula foram projetadas sob a perspectiva do uso múltiplo e flexível do espaço.

Também foram incluídas bibliotecas para as diferentes idades, salas de música/arte/dança/teatro/ciências, ambientes de descanso, estacionamento de 2.000 m² no subsolo, cozinha industrial com restaurante, complexo de esportes e teatro, além do projeto paisagístico e gerenciamento de obra.

3. Escola Esfera

projeto arquitetura escola esfera

Guiada pelos princípios de cultura de paz, consciência planetária e sustentabilidade, a Esfera – Escola Internacional visa ampliar as referências da comunidade de pais e alunos, bem como expandir horizontes para a integração com outras culturas.

Contribuindo em seu desenvolvimento, a DABUS ARQUITETURA foi responsável por projetar a ampliação da instituição em dois blocos, incluindo 10 novas salas de aula, biblioteca, sala de artes e de música, entre outros ambientes.

4. Yázigi Internexus

projeto arquitetura escolar yazigi internexus

Projeto de Arquitetura Escolar e Franquia para unidade do Yázigi Internexus em São Bernardo do Campo/SP: a identidade da marca e os padrões das edificações foram respeitadas ao máximo.

Saiba mais sobre nossos projetos na área escolar. Entre em contato conosco e fique por dentro de nossas soluções personalizadas.

Compartilhe este post



Comentários (0)

Deixe o seu comentário!




Áreas de Atuação