5 providências para tornar a Arquitetura Corporativa mais sustentável


Realizar um outro ajuste no escritório não significa que ele irá se tornar verdadeiramente sustentável. Como dissemos no post anterior, a sustentabilidade é um conceito amplo que envolve ações ecologicamente corretas, economicamente viáveis e socialmente justas.

No entanto, para quem quer começar, algumas providências simples, ou pontuais, já podem ajudar a alinhar a Arquitetura Corporativa com os valores sustentáveis. Veja a seguir algumas opções:

1. Providencie soluções de recursos renováveis

Uma ótima maneira de poupar desperdícios e economizar gastos é aproveitando recursos que podem ser renovados como a energia do sol ou térmica, a água da chuva e os materiais recicláveis. No primeiro caso é necessário adotar equipamentos como coletores solares térmicos, painéis solares fotovoltáicos e bombas de calor geotérmicas. Para o armazenamento de águas pluviais é preciso utilizar coletores, mini-estações de tratamento ou cisternas. Já com relação aos materiais recicláveis, é possível recorrer a fornecedores especializados nesse tipo de solução.

arquitetura corporativa sustentavel painel solar

Fonte: NRG Home Solar.

2. Use e abuse da madeira de demolição

Versátil, rústica e com alta resistência, a madeira de demolição se tornou um dos itens sustentáveis mais valorizados nas construções modernas. Devidamente tratada, ela proporciona um aspecto único às peças nas quais é empregada, uma vez que suas ranhuras e desgastes naturais nunca se repetem. Seu uso evita a extração da madeira diretamente da natureza, conservando assim as espécies em solo.

arquitetura corporativa sustentavel taykey

Projeto de Dani Arps para escritório da Taykey | Fonte: Officelovin.

3. Prefira cores claras

A aplicação de tonalidades claras no escritório contribui diretamente para o conforto térmico. Enquanto uma fachada branca, por exemplo, absorve só 25% do calor do sol, a mesma fachada na cor preta pode absorver até 90% do mesmo. Além disso, a claridade no ambiente faz com que a iluminação artificial seja menos acionada.

arquitetura corporativa sustentavel beats dr dre

Projeto de Bestor Architecture para escritório da Beats by Dr. Dre | Fonte: Officelovin.

4. Reserve um cantinho para as plantas

As plantas são extremamente benéficas para o ambiente corporativo, pois além da vitalidade, elas proporcionam frescor e renovação do ar. Além de atuar na melhora da umidade e da temperatura, o verde também é responsável pela eliminação de poluentes e gases tóxicos.

De acordo com as leis da termodinâmica, em todo processo de trabalho a energia vai se transformando e acaba sendo perdida sob a forma de calor e resíduos. Porém, as plantas têm a capacidade de absorver a energia solar e reciclar os resíduos.

arquitetura corporativa agencia comunicacao red

Projeto da DABUS ARQUITETURA para escritório da Agência RED | Fonte: DABUS.com.br.

5. Instale grandes janelas e portas de vidro

A iluminação natural é uma grande amiga dos seres humanos, e das empresas também. A partir de seu aproveitamento melhora-se a sensação de bem-estar dentro do escritório e reduz-se os gastos com energia elétrica. Com janelas e portas adequadas, e devidamente posicionadas, é possível diminuir ainda mais os custos devido à otimização da ventilação natural, que ajuda combater o uso do ar condicionado.

arquitetura corporativa sustentavel cea

Projeto da DABUS ARQUITETURA para o escritório central da C&A | Fonte: DABUS.com.br.

Saiba mais sobre os projetos da DABUS ARQUITETURA na área corporativa. Entre em contato conosco e fique por dentro de nossas soluções personalizadas.

Referências: Planeta Sustentável, Envolverde, Fórum da Construção, CasaDicas.