5 pequenas reformas para otimizar a Arquitetura Corporativa - DABUS ARQUITETURA | DABUS ARQUITETURA

Blog DABUS ARQUITETURA

5 pequenas reformas para otimizar a Arquitetura Corporativa

Ao longo da atuação de uma companhia é natural que algumas mudanças aconteçam, como o aumento ou a diminuição da equipe, a atualização da identidade da marca e a conquista de um faturamento maior. Todas essas situações envolvem direta ou indiretamente o local de trabalho que, então, precisa ser adaptado para refletir a nova realidade.

Essa transformação pode acontecer tanto no aspecto funcional quanto no aspecto estético. Mas nem sempre sua execução tem de ser tão intensa a ponto de revolucionar a Arquitetura Corporativa original. Às vezes, apenas uma pequena reforma já é capaz de dar conta do recado. De qualquer maneira, a intervenção deve assegurar condições favoráveis à produtividade, ao conforto e ao fortalecimento do branding.

É de vital importância que qualquer tipo de procedimento siga um planejamento rigoroso, com objetivos claros e operações organizadas. Não é porque se trata de um processo mais simples que a organização pode pular etapas no intuito de acelerar a conclusão do projeto. Os resultados podem ser completamente desastrosos!

Confira a seguir algumas reformas básicas capazes de otimizar consideravelmente o seu escritório.

1. Instalação de paredes Drywall

Uma ótima saída para dividir espaços em um imóvel sem precisar recorrer à conturbada alvenaria tradicional é investir no sistema de construção a seco. As paredes Drywall podem ser instaladas nos mais diversos ambientes, até mesmo com áreas molhadas – neste caso, desde que sejam utilizados métodos e materiais especiais.

Além de economizar na obra, a empresa poupa esforços no remanejamento do pessoal, que pode voltar a seus postos rapidamente devido à praticidade de aplicação da tecnologia. O resultado é surpreendente.

arquitetura corporativa reforma drywall

Projeto do Studio O+A para a Uber | Fonte: Officelovin.

2. Ampliação de ambientes com o layout open space

Ao invés de criar novas divisões no escritório, a necessidade pode ser justamente o oposto disso: integrar cômodos no estilo open space. Essa solução tem sido muito visada atualmente, pois permite um aproveitamento mais versátil do metro quadrado e dialoga com a tendência dos trabalhos colaborativos.

No entanto, antes de alterar a planta do edifício, é obrigatório analisar se a retirada de paredes não prevê riscos à estrutura geral. Caso exista a possibilidade, aproveite-a para criar uma nova configuração sem grandes dores de cabeça.

arquitetura corporativa reforma open space

Projeto de Jack Debartolo para a VSCO | Fonte: Fubiz Media.

3. Troca de portas e janelas

Com o decorrer do tempo é natural que as esquadrias de portas e janelas sofram alguns desgastes que prejudicam não só sua aparência, como também o seu desempenho. Dessa forma, torna-se imprescindível garantir a sua reposição. O efeito final pode ser tão evidente que o prédio todo pode parecer novo.

Outro bom motivo para esse tipo de reforma é a preocupação com um melhor aproveitamento da luz natural. Portas e janelas de vidro maiores tornam os ambientes mais claros, vívidos e estimulantes, isso sem falar na economia de energia elétrica que proporcionam.

arquitetura corporativa reforma iluminacao natural

Projeto de Fokkema & Partners Architecten para a Egon Zehnder | Fonte: Office Snapshots.

4. Mudança de revestimento do piso

É muito comum que os revestimentos fiquem defasados dentro de alguns anos, o que não é diferente com relação ao piso. Em pouco tempo ele pode se tornar grosseiro, desinteressante ou pouco funcional. É importante ter uma atenção a mais com esse item que impacta diretamente todo o imóvel.

O lado bom é que não é necessário recorrer ao quebra-quebra para renovar o piso. Existem algumas opções nesse sentido, como: restauro, pintura, aplicação de piso vinílico, carpetes e tapetes modulares.

arquitetura corporativa reforma revestimento

Projeto de tvsdesign para a Zebra Technologies | Fonte: Retail Design Blog.

5. Renovação da pintura

Tintas descascando, paredes com infiltração e cores que já não agradam mais. Quem nunca precisou mudar a pintura das paredes?

Pois é, no ambiente de trabalho as tonalidades usadas exercem grande influência sobre a execução das tarefas e o bem-estar dos ocupantes. Uma nova demão de tinta é capaz de trazer grandes benefícios para a disposição dos colaboradores e para toda a composição ligada à comunicação visual da marca.

arquitetura corporativa reforma pintura

Projeto de Homepolish para a Ripple | Fonte: Officelovin.

Tenha um escritório atualizado, agradável e eficiente. Entre em contato com a DABUS ARQUITETURA e saiba como podemos ajudar no seu projeto de Arquitetura Corporativa.

Compartilhe este post



Comentários (0)

Deixe o seu comentário!




Áreas de Atuação