Como deve ser a sala de videoconferência do escritório - DABUS ARQUITETURA | DABUS ARQUITETURA

Blog DABUS ARQUITETURA

Como deve ser a sala de videoconferência do escritório

Para que gastar tempo, dinheiro e paciência com viagens de negócio quando as reuniões podem ser feitas sem sair do escritório?

Claro, algumas ocasiões realmente necessitam de encontros presenciais, mas, na maioria das vezes, é possível resolver assuntos diversos com uma simples transmissão de videoconferência. Além de evitar o deslocamento e todo o processo de preparação envolvido aí, a tecnologia ajuda a diminuir o consumo de combustível e a poluição gerada pelos veículos. Assim, não é apenas a empresa que consegue conter gastos. O meio ambiente também sai ganhando.

Atualmente, existem variados tipos de sistemas de videoconferência que permitem fazer reuniões, treinamentos, workshops, demonstrações e palestras de um jeito muito prático e econômico. Contudo, não basta só dispor dos recursos tecnológicos adequados. É preciso pensar também no espaço onde eles serão utilizados, no armazenamento, disposição e organização dos equipamentos, e em toda a estrutura montada para proporcionar uma experiência objetiva, produtiva e confortável.

Cuidados na Arquitetura Corporativa

As salas de videoconferência não são mais uma exclusividade das grandes corporações. Graças à facilidade de acesso as novas tecnologias, até mesmo as microempresas hoje podem desfrutar de ambientes como esses. Porém, independentemente do porte do negócio ou do tamanho do escritório, é indispensável contar com um bom projeto de Arquitetura Corporativa.

A iluminação é um dos pontos mais importantes, pois se os níveis de claridade estiverem errados, toda transmissão pode ser arruinada, a começar pelo desconforto gerado nos ocupantes e culminar na total impossibilidade de acompanhar o conteúdo. Para ter maior controle desse quesito, o ideal é optar por espaços com o mínimo de janelas e recursos como os dimers, que permitem regular a luminosidade de modo mais preciso. Lembrando que a intensidade de luz, neste caso, deve ficar em torno de 800lux quando medida na altura do rosto das pessoas.

A acústica é outra característica de grande influência. Ao mesmo tempo em que deve promover uma excelente inteligibilidade do som interno, ela tem de assegurar a privacidade das informações discutidas. Para tanto é primordial contar com a instalação de um sistema de isolamento acústico eficiente, cujos materiais tenham boa procedência e durabilidade. Outra saída interessante é criar uma antessala de acesso para evitar que ruídos externos atrapalhem os eventos quando alguém tiver de entrar.

A disposição e o posicionamento do mobiliário em relação aos equipamentos, e vice-versa, constitui mais um cuidado básico a ser tomado. Todos os participantes devem ter visão livre para as telas, assim como fácil acesso a itens que possam ser requisitados durante as apresentações. Nesse sentido, as áreas de circulação precisam ser planejadas estrategicamente.

Além desses fatores, deve-se considerar ainda a qualidade dos aparelhos escolhidos, as instalações elétricas, as condições térmicas e toda a ambientação da sala de videoconferência, que não precisa pecar na elegância por conta de todos os aparatos tecnológicos.

VEJA TAMBÉM:

+ 7 dicas de Arquitetura Corporativa para a sala de reunião

+ Salas e ambientes que passaram a fazer parte das empresas mais atualizadas

+ Como integrar equipamentos tecnológicos sem prejudicar a estética do escritório

Acompanhe a seguir 5 projetos para inspirar a sua Arquitetura Corporativa.

1. Virtual1

arquitetura-corporativa-videoconferencia-virtual1

Projeto de Oktra para a Virtual1 | Fonte: Officelovin.

2. GPlay Group

arquitetura-corporativa-videoconferencia-gplay-group

Projeto de D+Studio para a GPlay Group | Fonte: Office Snapshots.

3. Bandai Namco

arquitetura-corporativa-videoconferencia-bandai-namco

Projeto de Design Blitz para a Bandai Namco Entertainment | Fonte: Design Blitz.

4. WeWork SoMa

arquitetura-corporativa-videoconferencia-wework

Projeto in-house da WeWork SoMa | Fonte: Yelp.

5. Crossover Near-Site Wellness Center

arquitetura-corporativa-videoconferencia-crossover-near-site

Projeto de DES Architects + Engineers para a Crossover Near-Site Wellness Center | Fonte: Office Snapshots.

Entre em contato com a DABUS ARQUITETURA e saiba como todos os ambientes da sua empresa podem ser articulados para proporcionar resultados superiores.

Compartilhe este post



Comentários (0)

Deixe o seu comentário!




Áreas de Atuação