5 benefícios da iluminação natural para sua empresa | DABUS ARQUITETURA

Blog DABUS ARQUITETURA

5 benefícios da iluminação natural para sua empresa

Abundante em países tropicais como o Brasil, a iluminação natural é um poderoso recurso dentro das empresas. Mas nem sempre ela é explorada como deveria. Para que sua atuação seja realmente vantajosa, é necessário analisar as condições do local onde o escritório está instalado, contemplando fatores como clima, incidência dos raios de sol, orientação solar com relação ao imóvel e quantidade de horas de luz por dia.

Com um bom projeto de Arquitetura Corporativa é possível maximizar o aproveitamento da iluminação natural para que toda a companhia desfrute de benefícios como esses que relacionamos a seguir.

1. Saúde e bem-estar

A luz do sol exerce grande influência sobre a disposição, saúde e qualidade das atividades humanas, isso porque ela estimula a região do cérebro responsável por avisar o restante do organismo que está no momento de acelerar as atividades vitais e também ajuda a regular importantes funções do organismo, tais como o sono e o apetite.

Além disso, esse contato estimula a produção de vitamina D, que melhora a absorção do cálcio e, consequentemente, fortalece os ossos.

Sim, os seres humanos dependem da exposição à claridade natural para que uma série de funções fisiológicas sejam ativadas. Sua ação acelera os ciclos circadianos do corpo e faz com que eles coincidam com o ciclo diário de 24h.

Todas essas influências não só geram bem-estar e aumentam a produtividade dos colaboradores, como também evitam complicações como o estresse e a depressão.

iluminacao-natural-escritorio-google-cambridge

Projeto de NELSON e VeenendaalCave para a Google - Cambridge | Fonte: Office Snapshots.

2. Conforto visual

Trabalhar horas a fio à frente de um computador, ou mesmo de pastas e papéis, pode gerar um desgaste visual terrível para a saúde do colaborador. No entanto, a luz natural é capaz de evitar e minimizar esse conflito já que ela garante uma fidelidade maior de cores, com a claridade adequada para que não seja necessário forçar a vista.

A luminosidade vinda do ambiente externo é mais que suficiente para o desempenho das atividades normais. Em dias médios o nível de iluminação é de 300 lux e em dias claros pode chegar até 1000 lux.

iluminacao-natural-escritorio-kolektyw

Projeto de Pracownia ARD para a Kolektyw | Fonte: Retail Design Blog.

3. Otimização estética

Outro benefício trazido pela luz proveniente da natureza é a fluidez estética com a qual ela consegue valorizar a arquitetura – desde que bem planejada, claro. Formas, tamanhos, cores, texturas e outros componentes se tornam mais perceptíveis e agradáveis com a incidência solar. Os espaços são realçados e a sensação de conforto é potencializada, deixando tudo com aspecto mais belo.

iluminacao-natural-escritorio-honey-book

Projeto de Fabrication: RE Union Creative para a HoneyBook | Fonte: Officelovin.

4. Sustentabilidade

Empresas que desejam alinhar seus valores e práticas ao conceito de sustentabilidade precisam integrar o quanto antes a iluminação natural ao seu projeto de Arquitetura Corporativa como forma de obter uma fonte de energia limpa e abundante.

iluminacao-natural-escritorio-hortonworks

Projeto de GASPARBONTA para a Hortonworks | Fonte: Officelovin.

5. Economia

Esta é, provavelmente, uma das vantagens que mais agradam aos empresários. Com um escritório naturalmente iluminado não é preciso acionar o sistema elétrico (pelo menos na maior parte do tempo) e, dessa forma, é possível economizar na conta de energia. Gastos com tratamentos de funcionários, prejudicados por uma má iluminação, também são evitados, assim como torna-se mais viável garantir a retenção de talentos que demandariam alguns custos, caso fossem embora por insatisfação com relação ao ambiente de trabalho.

iluminacao-natural-escritorio-bausch-lomb

Projeto da DABUS ARQUITETURA para a Bausch + Lomb Brasil | Fonte: DABUS.com.br.

É válido observar que o projeto de iluminação natural deve ter como base a complementação e não a substituição total da luz elétrica.

VEJA TAMBÉM:

+ Iluminando ambientes corporativos

+ Iluminação no ambiente corporativo: Muito mais que uma questão estética

+ 5 aplicações com vidro para ambientes corporativos

Quer uma empresa iluminada da maneira correta? Entre em contato com a DABUS ARQUITETURA e fique por dentro de como a nossa equipe pode desenvolver o seu projeto de Arquitetura Corporativa.

Referências: Fórum da Construção, EcoDesenvolvimento, Pensamento Verde, AECweb.

Compartilhe este post



Comentários (0)

Deixe o seu comentário!




Áreas de Atuação