Cuidados essenciais com a iluminação natural na Arquitetura Corporativa | DABUS ARQUITETURA

Blog DABUS ARQUITETURA

Cuidados essenciais com a iluminação natural na Arquitetura Corporativa

A luz do sol é indispensável à vida na terra. Com relação aos seres humano não é diferente. Nós precisamos dela não só para sobreviver, como também para desempenhar bem as atividades do dia a dia. Isso porque a iluminação natural ajuda a ativar e regular funções básicas do organismo. Sem ela podemos ter complicações físicas e psicológicas, como a depressão.

Diante de fatores como esses, a Arquitetura Corporativa vem buscando soluções que privilegiem com maior eficiência o calor e a claridade vindos da natureza. Entretanto, em projetos desse tipo é de suma importância ter muito cuidado com a orientação da luz em resposta à ergonomia, produtividade, conforto, sustentabilidade e estética necessária em cada ambiente.

O sol deve ser aproveitado como um elemento capaz de potencializar a disposição da equipe e tornar os espaços mais econômicos e agradáveis. Assim, a temperatura no interior do escritório tem de permanecer equilibrada (sem esquentar demais) e os reflexos da luminosidade não podem, de maneira alguma, causar ofuscamento.

Como controlar a iluminação natural no escritório?

Para controlar e otimizar a presença da luz natural na Arquitetura Corporativa é possível recorrer a diversas saídas, tais como essas que apresentamos hoje para você. Acompanhe!

Orientação da construção

Construir o imóvel na direção norte-sul evita que a radiação solar entre de forma direta e provoque o efeito de ofuscamento, gerado pela quantidade excessiva de luz.

escritorio-iluminacao-natural-orientacao-construcao

Projeto de Homepolish para a Soludos | Fonte: Architectural Digest.

Dispositivos reguladores de claridade

Cortinas, brises e persianas são ótimos acessórios para controlar os níveis de claridade dentro da empresa. São fáceis de operar e ainda podem trazer uma contribuição estética ao espaço. Contudo, certifique-se de escolher produtos de boa procedência, que sejam resistentes o suficiente para barrar o sol.

escritorio-iluminaca-natural-cortinas

Projeto de ArtFront Hungary para a Nitrogen Works | Fonte: Office Snapshots.

Posicionamento de telas

Em companhias que desejam incluir a iluminação natural, a regra é nunca deixar computadores e monitores virados de frente ou de costas para as fontes de luz. No primeiro caso é gerado ofuscamento, enquanto no segundo, reflexos podem atrapalhar e cansar a visão. O ideal é que a luz incida de lado sobre a tela.

escritorio-iluminaca-natural-posicionamento-telas

Projeto de Trifle Creative para a AEI Media | Fonte: Trifle Creative.

Vidros especiais

A luminosidade solar entra, mas com ela também podem vir componentes nocivos, como os raios UV. Para se proteger deles é possível recorrer aos vidros insulados e laminados, entre outros tipos capazes de aproveitar a iluminação natural de um jeito mais saudável e controlado.

escritorio-iluminacao-natural-vidros-especiais

Projeto de Fusion Design Consultants para a Dalbar | Fonte: Office Snapshots.

Ambientes específicos

Nem todos os ambientes corporativos permitem ou necessitam de luz natural abundante. O ideal é fazer um estudo cuidadoso para identificar quais locais são mais propícios à presença do sol.

escritorio-iluminacao-natural-abundante

Projeto de Eastlake Studio para a NCSA | Fonte: Officelovin.

Conforto térmico

Para que a sala seja iluminada naturalmente, mas sem sofrer elevação de temperatura, é preciso recorrer não só ao bom e velho ar condicionado, como também a materiais e sistemas de construção especialmente desenvolvidos para refrescar os ambientes.

escritorio-iluminaca-natural-conforto-termico

Projeto da DABUS ARQUITETURA para escritório de instituição financeira | Fonte: DABUS.com.br.

VEJA TAMBÉM:

+ 5 benefícios da iluminação natural para sua empresa

+ Como otimizar a iluminação natural no ambiente de trabalho

+ 5 aplicações com vidro para ambientes corporativos

Quer uma empresa iluminada da maneira correta? Entre em contato com a DABUS ARQUITETURA e fique por dentro de como a nossa equipe pode desenvolver o seu projeto de Arquitetura Corporativa.

Compartilhe este post



Comentários (0)

Deixe o seu comentário!




Áreas de Atuação