Como garantir o sucesso na reforma da clínica ou consultório? | DABUS ARQUITETURA

Blog DABUS ARQUITETURA

Como garantir o sucesso na reforma da clínica ou consultório?

Pó, móveis fora do lugar, áreas interditadas e muito quebra-quebra. Consequências comuns em qualquer reforma, esses fatores parecem não combinar nada com clínicas e consultórios. Entretanto, nem sempre é possível evitá-los, sobretudo porque esse tipo de ambiente deve ser renovado com certa frequência para se manter atualizado com as novas tecnologias, métodos e propostas estéticas.

Para garantir o sucesso na reforma de clínicas ou consultórios é importante observar práticas como essas que relacionamos no post de hoje.

1. Encaixe na agenda

Os pacientes não só merecem, como precisam de todo o conforto possível durante a realização de seu tratamento. Uma reforma poderia desestabilizar todo o fluxo dentro do contexto da saúde. Portanto, é necessário planejar muito bem o momento das intervenções no espaço. O ideal, é deixá-las para épocas que, comumente, apresentam menor procura. Ainda assim, é essencial contar com uma equipe ágil na realização do trabalho.

arquitetura-reforma-clinica-onepointfour

Projeto de UUfie para a Onepointfour | Fonte: Dezeen.

2. Recorra a aplicações sobrepostas

Evitar o quebra-quebra é praticamente indispensável. Sempre que possível, para ganhar tempo e reduzir transtornos, opte por soluções sobrepostas como pisos elevados, painéis de madeira, elementos encaixáveis e componentes portáteis.

arquitetura-reforma-clinica-padilla-nicas-arquitectos

Projeto de Padilla Nicás Arquitectos para a Dental Clinic | Fonte: Archdaily.

3. Ajuste à comunicação visual

Lembre-se que a renovação do consultório tem de estar em conformidade com a identidade da marca. Logo, cores, formas, iluminação e outras variáveis devem responder ao padrão criado para posicionar o negócio no mercado. É nessa hora que o planejamento estratégico faz toda diferença.

arquitetura-reforma-clinica-esthe-clinic

Projeto de VRTIŠKA • ŽÁK para a Esthé Clinic | Fonte: Architizer.

4. Busque soluções flexíveis

Não perca de vista o cuidado com a necessidade futura de expansão do espaço. Não adianta realizar uma reforma cujas soluções tenham curto período de vida útil. Prepare-se para o crescimento!

Quando o imóvel é alugado também é crucial adotar saídas que possam ser facilmente revertidas ou adaptadas. Para isso, o ideal é utilizar recursos de construção e interiores que não sejam incorporados ao edifício, mas apenas sobrepostos.

arquitetura-reforma-clinica-muse-clinic

Projeto de Design Aram para a Muse Clinic | Fonte: Retail Design Blog.

5. Consulte funcionários e pacientes

Afinal, de que adianta fazer uma reforma se não for para melhorar a vida e a experiência daqueles que ocupam o espaço?

A opinião de funcionários e pacientes é extrema relevância para se chegar a decisões funcionais, coerentes e assertivas. Antes de iniciar a obra, colha e relacione os pontos levantados pela equipe e pelos frequentadores da clínica.

arquitetura-reforma-clinica-cardiologia

Projeto da DABUS ARQUITETURA para Clínica de Cardiologia | Fonte: DABUS.com.br.

VEJA TAMBÉM:

+ Projetos DABUS ARQUITETURA para clínicas e consultórios médicos

+ Como tornar o ambiente clínico menos intimidador e mais agradável

+ 5 componentes que tornam mais confortável o ambiente de clínicas e consultórios

A DABUS ARQUITETURA conta com toda a expertise necessária para desenvolver projetos de Arquitetura para Clínicas e Consultórios de acordo com as normas vigentes e com as necessidades comerciais do negócio. Entre em contato conosco e saiba como podemos te ajudar!

Referências: MedPlus Blog, Uniodonto São José dos Campos, Márcia Wirth, iClinic Blog.

Compartilhe este post



Comentários (0)

Deixe o seu comentário!




Áreas de Atuação