O estilo minimalista como estratégia de otimização de pequenos espaços - DABUS ARQUITETURA | DABUS ARQUITETURA

Blog DABUS ARQUITETURA

O estilo minimalista como estratégia de otimização de pequenos espaços

Simples, mas não simplista, o minimalismo na Arquitetura se destaca por seus traços retos, formas depuradas, geometrização, paleta de cores neutras e um interessante senso de praticidade aliado à elegância. Dentro dessa proposta os ambientes passam a apresentar menor quantidade de móveis e um aspecto clean, que vai bem de encontro ao estilo contemporâneo.

Projetos que adotam o conceito minimalista são capazes de proporcionar um excelente benefício: a otimização do espaço, que é perfeita quando se tem áreas reduzidas a serem trabalhadas. Na Arquitetura Corporativa, principalmente, a solução é essencial para garantir a apresentação e a funcionalidade em escritórios pequenos.

Algumas características ajudam a garantir a sensação de ampliação do ambiente. Veja a seguir.

Mobiliário planejado

Planejamento é a palavra de ordem para que tudo fique em seu devido lugar, sem o risco dos excessos. Nesse sentido, os móveis planejados são componentes essenciais que contribuem para a racionalização do metro quadrado disponível.

minimalista-moveis-planejados

Projeto de Kirkwood McCarthy.

Verticalização

Armários, prateleiras e outras soluções de armazenamento vertical contribuem para economizar espaço e, ao mesmo tempo, tornar a ocupação do ambiente mais funcional.

minimalista-verticalizacao

Projeto de Andrew e Gabriella Morrison.

Ambientes integrados

Espaços integrados dão uma sensação maior de amplitude. O conceito de open space estabelece um diálogo próximo ao estilo minimalista, pois ao eliminar paredes e layouts individualizados equaciona a lógica de “menos é mais”.

minimalista-open-space

Projeto de Morphos.

Uniformidade no piso

A aplicação do mesmo piso reforça a ideia de integração do open space e mantém o aspecto clean no local. Além disso, facilita o processo de limpeza, o que é muito pertinente no caso dos escritórios.

minimalista-piso-uniforme

Projeto de FutureSpace.

Tonalidades neutras

Cores como branco, cinza, preto, bege e marrom proporcionam uma ambientação serena, livre de muitos estímulos. A composição com essas tonalidades amplia também o espaço, que se torna mais agradável ao acolher os ocupantes.

minimalista-cores-neutras

Projeto da DABUS ARQUITETURA para a Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Veja também:

+ A presença do branco na Arquitetura Corporativa: Características e aplicações

+ Arquitetura Corporativa em estilo minimalista

+ Fachadas corporativas em estilo minimalista

Seu espaço possui limitações quanto ao tamanho? Não se preocupe! A equipe da DABUS ARQUITETURA estuda e encontra as melhores soluções para otimizá-lo. Entre em contato conosco e saiba mais!

Compartilhe este post



Comentários (0)

Deixe o seu comentário!




Áreas de Atuação