Como garantir uma boa primeira impressão no paciente | DABUS ARQUITETURA

Blog DABUS ARQUITETURA

Como garantir uma boa primeira impressão no paciente

boa-primeira-impressao-paciente

Imagem meramente ilustrativa.

Se você quer sempre agradar os seus pacientes, investir na Arquitetura Clínica é um passo essencial. Garantir uma boa primeira impressão faz toda a diferença em casos como este.

Lembre-se que a pessoa ainda não conhece o seu trabalho e chegar ao seu consultório e encontrar um ambiente agradável e confortável, vai influenciá-la muito a aguardar pelo atendimento. Essa avaliação da sala de espera já é muito impactante. Imagine o paciente entrar na sua clínica e encontrar um espaço apertado e desorganizado… É bem provável que seu negócio perca a credibilidade, assim, num piscar de olhos.

Bem, mas para te ajudar, selecionamos aqui alguns fatores para que a sua clínica consiga impressionar o paciente positivamente. Anote!

Dicas para causar uma boa primeira impressão no paciente

Causar a tão almejada boa primeira impressão no paciente exige não só tratamentos de ponta, como também um acolhimento que seja capaz de tranquilizar. Para tanto, é importante cuidar de elementos da Arquitetura Clínica, como:

Disposição dos ambientes

Para planejar a Arquitetura Clínica é primordial considerar a circulação no espaço aliada à segurança dos pacientes. Portanto, garanta que os ocupantes possam se locomover com facilidade,  inclusive crianças, idosos e pessoas com mobilidade reduzida. Viabilize, além de degraus, rampas de acesso e portas mais largas.

Outro ponto que merece atenção é o banheiro especial para PNE – Portadores de Necessidades Especiais, que também ajuda a causar uma boa primeira impressão no paciente.

Cores da paz

Elas influenciam muito na avaliação de um ambiente. Então, escolha cores para o seu consultório que transmitam aconchego e calma. Pense que as pessoas que estão ali, provavelmente, estão sofrendo com dores, irritabilidade pela espera ou ansiosas por algum diagnóstico.

Ao optar por cores claras, como o azul que simboliza confiança, calma e segurança, ou o verde que refere-se à natureza, você passa mais tranquilidade aos pacientes.

Outra dica é não pintar todas as paredes com uma só cor, pois isso passa a ideia de monotonia, causando estresse no paciente que está aguardando pela consulta. Você pode trabalhar com um fundo base de cor branca, fazendo contrastes com painéis amadeirados, papéis de parede ou espelhos, deixando a sala mais agradável e ampla.

Mobiliário da Arquitetura Clínica

Para causar uma boa primeira impressão no paciente, os móveis também precisam estar em harmonia. O design deve remeter à identidade da marca e, ao mesmo tempo, ser ergonômico no caso das poltronas, cadeiras e outros itens que possam ser diretamente utilizados.

Acabamentos e revestimentos de primeira qualidade fazem a diferença, ok?

Iluminação

Um projeto luminotécnico para ser bom precisa proporcionar aconchego ao paciente que está aguardando pela consulta. Se o ambiente não permitir a entrada de luz natural, que é bastante indicada, invista em luminárias que ajudem a tornar o clima mais aconchegante.

Paredes

Você pode aproveitar quadros, fotografias e outras obras para deixar a atmosfera mais vívida, humanizada e descontraída. Mas evite o excesso de quadros e diplomas. Eles podem poluir a composição e prejudicar a  boa primeira impressão no paciente.

Som ambiente

É comum ter televisão na sala de espera, porém, atente-se para que o volume não cause desconforto auditivo, além de atrapalhar a recepção. Em relação ao conteúdo, opte por programas relacionados à sua clínica, como saúde e alimentação, por exemplo.

Vale lembrar que o som de outras salas não deve vazar. Assim, é necessário também um bom projeto acústico.

Comodidades

Investir na distração é muito bom para agradar os seus pacientes. Você pode oferecer água, café, chá e biscoitos, por exemplo. Além disso, revistas e livros ajudam bastante. Porém, desde que sejam sempre atualizados! Materiais antigos geram uma impressão de descuido e desinteresse.

Elemento vivo

Além dos benefícios naturais, como a purificação do ar, por exemplo, as plantas ainda embelezam o ambiente. Investir em plantas e flores naturais, posicionando-as adequadamente, são ótimas soluções para conferir a sensação de cuidado.

VEJA TAMBÉM:

+ Quais as condições essenciais para ambientes de clínicas de saúde?

+ Como garantir o sucesso na reforma da clínica ou consultório?

+ 3 cuidados indispensáveis no projeto de Arquitetura Clínica

Precisa causar uma boa primeira impressão no paciente?

Entre em contato com a DABUS ARQUITETURA e saiba como podemos desenvolver o seu projeto de Arquitetura Clínica!

Compartilhe este post



Comentários (0)

Deixe o seu comentário!




Áreas de Atuação