3 cuidados indispensáveis no projeto de Arquitetura Clínica | DABUS ARQUITETURA

Blog DABUS ARQUITETURA

3 cuidados indispensáveis no projeto de Arquitetura Clínica

As expectativas do cliente são sempre um termômetro essencial a ser observado. Porém, em projetos considerados mais técnicos, como a Arquitetura Clínica, é preciso ir além e se aprofundar em questões que vão muito além das dimensões aparentes.

Hoje vamos falar um pouco sobre alguns cuidados indispensáveis no projeto de Arquitetura Clínica, o que é perfeito para quem deseja montar o seu consultório ou realizar uma reforma com foco em resultados

Vamos lá!

Sem tempo para ler? Que tal OUVIR esse texto? Clique no play e ouça o artigo!

Conforto no projeto de Arquitetura Clínica

Apenas o fato de estar em um consultório pode ser, para algumas pessoas, assustador. Sabendo disso, existem alguns fatores a serem coordenados de modo a gerar uma percepção/sensação positiva sobre o ambiente.

  • Cores neutras: Além de serem uma exigência da Vigilância Sanitária, estudos de cromoterapia garantem que a composição de tons neutros ajuda a tranquilizar o estado de euforia que alguns pacientes podem apresentar.

  • Mobiliário ergonômico: Não é só nas salas de exames e consultas que o mobiliário deve garantir boas acomodações. Elas também precisam estar presentes já na recepção, na organização do espaço e na relação de todos os elementos entre si. O próprio uso da cores, mencionado acima, tem de ser ergonômico

  • Boa iluminação: Ela é crucial, tanto para o trabalho do especialista e sua equipe, quanto para o conforto dos pacientes. A iluminação natural é bem-vinda, pois ela energiza o ambiente e o torna mais “orgânico”, deixando os ocupantes mais à vontade. Já a iluminação artificial deve obedecer os parâmetros traçados para cada tipo de atividade. Em espaços como antessalas é possível utilizar lâmpadas com temperatura mais baixa (com 2.700 a 3.000 K).

Projeto de Arquitetura Clínica da DABUS ARQUITETURA.

Cumprimento das normas

À primeira vista um projeto de Arquitetura Clínica pode parecer incrível, mas se tornará inviável caso não obedeça à risca as condições técnicas e estruturais previstas pela LEI e por órgãos como a Anvisa.

Existe todo um conjunto de normas que contemplam desde a higiene até a ambientação dos espaços, condições de acessibilidade e necessidades específicas de cada área.

Projeto de Arquitetura Clínica da DABUS ARQUITETURA.

Identidade da marca

É de extrema importância que a Arquitetura Clínica esteja em sintonia com o posicionamento de Marketing, pois como um negócio, a empresa deve dispor de meios para se estabelecer no mercado e ampliar seus resultados. Assim, a imagem da marca deve estar refletida no design, ambientação e comunicação visual do consultório. Nesse sentido, o projeto de Arquitetura Clínica deve prever soluções criativas, com um estilo único e de fácil fixação na mente do público.

Projeto de Arquitetura Clínica da DABUS ARQUITETURA.

VEJA MAIS:

+ Quais as condições essenciais para ambientes de clínicas de saúde?

+ Como garantir o sucesso na reforma da clínica ou consultório?

+ Projeto de Arquitetura Clínica para clínica de Urologia e Pediatria

Quer uma clínica projetada para o sucesso?

Entre em contato com a DABUS ARQUITETURA e saiba como podemos te ajudar!

Compartilhe este post



Comentários (0)

Deixe o seu comentário!




Áreas de Atuação