Primeiro consultório: Dicas de Arquitetura Clínica | DABUS ARQUITETURA

Blog DABUS ARQUITETURA

Primeiro consultório: Dicas de Arquitetura Clínica

arquitetura-dicas-primeiro-consultorio

Ao abrir o seu primeiro consultório é preciso estar atento a alguns fatores importantes na Arquitetura Clínica.

Confira a seguir, algumas práticas exercidas nos projetos desenvolvidos pela DABUS ARQUITETURA e que você deve considerar para uma ambientação agradável aos pacientes e profissionais e estratégica para o seu negócio.

O que considerar no primeiro consultório

Ergonomia

A ergonomia tem tudo a ver com a comodidade e saúde dos pacientes. Ela deve ser priorizada não só em ambulatórios e ambientes cirúrgicos, como também em recepções e salas de espera.

Na sala de espera, poltronas, cadeiras e sofás de qualidade são elementos fundamentais. Na recepção, é importante que a bancada de atendimento delimite os espaços, mas sem comprometer o diálogo e a comunicação de modo geral.

Iluminação

Ela precisa não só valorizar a ambientação e o conforto, como também garantir a correta sinalização do espaço e sua segurança. Vale lembrar que a luz natural é muito bem-vinda. Em salas sem janelas é possível recorrer, por exemplo, à iluminação zenital.

Marketing

Seu consultório é seu negócio! Portanto, é imprescindível pensá-lo como uma marca, com identidade própria e adequada ao público-alvo. Além da Comunicação Visual, que deve ser devidamente coordenada na Arquitetura Clínica, é necessário pensar na localização – ela facilita o acesso dos pacientes potenciais?

Atendimento às normas

Ambientes relacionados à saúde devem atender a uma série de protocolos que impactam a Arquitetura Clínica, tais como condições obrigatórias de higiene, segurança e acessibilidade. Para tanto, é preciso adequar o projeto à Lei e às diretrizes de órgãos como a Anvisa.

Simples, mas funcional

Muitas vezes o primeiro consultório não vem com todo o orçamento necessário para concretizar por completo as ideias cultivadas. Não tem problema! É possível pensar a Arquitetura Clínica sobre um prisma de “evolução”. Todavia, num primeiro momento, pode ser mais interessante focar em soluções simples, mas funcionais, do que em aplicações mais sofisticadas, que não poderão ser resolvidas da maneira adequada, seja pelo custo ou pela falta de clareza sobre o seu objetivo.

Bons profissionais

Encontrar uma equipe capaz de entender o “seu momento”, as necessidades a serem atendidas e as reais possibilidades, faz toda diferença para concretizar com sucesso seu primeiro consultório. Naturalmente, deve ser um time de profissionais bem preparados e com experiência na área da saúde.

Quer saber como a DABUS ARQUITETURA pode desenvolver o seu projeto de Arquitetura Clínica? É fácil, basta entrar em contato conosco!

Compartilhe este post



Comentários (0)

Deixe o seu comentário!




Áreas de Atuação