6 dicas para melhorar o consultório médico - DABUS ARQUITETURA | DABUS ARQUITETURA

Blog DABUS ARQUITETURA

6 dicas para melhorar o consultório médico

 

Para oferecer sempre o melhor aos seus pacientes, você precisa investir em otimizações contínuas no consultório. Ao garantir as melhores práticas e a correta orientação ao ambiente, torna-se possível proporcionar maior conforto aos ocupantes e até mesmo colaborar para o sucesso dos tratamentos.

A seguir selecionamos 6 dicas para melhorar o consultório médico. Vamos lá!

Como melhorar o consultório médico

Fique atento a diferentes práticas que irão colaborar para alcançar maiores resultados.

1 – Torne a recepção mais agradável

A recepção é a porta de entrada e por isso é fundamental proporcionar um ambiente harmônico. Além de treinar os seus profissionais (secretárias, recepcionistas e outros colaboradores), deixe o espaço sempre limpo e organizado, afinal, trata-se de um espaço de saúde. 

2 – Foque no atendimento humanizado

Priorize a humanização na hora de atender cada um de seus pacientes. Lembre-se de que um paciente que percebe que você e toda a sua equipe se importam com ele, se sente especial.

Isso impacta também na forma com que seus familiares enxergam a sua clínica e quanto melhor o paciente se sentir, maiores serão as chances dele indicar o seu consultório a conhecidos.

Um atendimento humanizado traz boas referências ao profissional e a todos os serviços oferecidos em seu consultório.

3 – Seja acolhedor

Aguardar atendimento em um consultório ou clínica médica não é uma das tarefas mais prazerosas. Por isso, ofereça meios de ocupar a atenção do paciente. Revistas, televisão, café, wifi aberto, ar condicionado… Tudo isso faz o tempo passar mais rápido e mantém a tranquilidade das pessoas.

As cores das paredes, o piso, os revestimentos e outros detalhes da ambientação precisam também ser cuidadosamente planejados. Fuja de um espaço frio e austero. Prefira ocupações humanizadas, capazes de gerar calma e bem-estar.

4 – Atenção à iluminação

A iluminação ajuda a melhorar o consultório médico, mas desde que esteja adequada a cada ambiente, os quais possuem finalidades e necessidades distintas.

Na sala de espera, por exemplo, a luzes fracas geram sonolência, enquanto que as luzes muito claras podem incomodar os ocupantes.

Fique atento às normas para saber quantos lux são necessários aos ambientes direcionados a cada procedimento.

5 – Invista em tecnologia

Para evitar filas na recepção, na hora de agendar consultas, marcar exames e procedimentos ou mesmo para realizar o atendimento, tenha a tecnologia a seu favor.

Com um sistema de gestão fica mais fácil ter controle sobre a agenda (marcação e confirmação de consultas). Isso ainda contribui para otimizar a realização de tarefas e o desempenho da sua equipe.

6 – Vá além do branco

Aposte em cores fortes nas paredes para melhorar o consultório médico, como o marrom, verde, azul e cinza. Mas cuidado para não deixar a composição escura.

A dica é pintar apenas uma das paredes com um tom mais escuro ou investir em elementos que possuem tonalidades mais quentes.

Para conseguir melhorar o consultório médico, de modo a oferecer um ambiente mais calmo e com melhores condições ao paciente, entre em contato com a DABUS ARQUITETURA e saiba como podemos desenvolver o projeto de Arquitetura Clínica.

Compartilhe este post



Comentários (0)

Deixe o seu comentário!




Áreas de Atuação