Atração e retenção de talentos pelo ambiente de trabalho | DABUS ARQUITETURA

Blog DABUS ARQUITETURA

Atração e retenção de talentos pelo ambiente de trabalho

Proporcionar um ambiente agradável, sobretudo para as novas gerações, é um dos pré-requisitos fundamentais para manter a atração e retenção de talentos nas empresas atuais.

O ambiente corporativo como estratégia para a atração e retenção de talentos

Atração e retenção de talentos na empresa

Diante de um cenário em constante mutação e de novas empresas que surgem com um pensamento mais dinâmico, mais leve e flexível, é crucial que as companhias se preocupem mais em atrair colaboradores e, mais do que isso, em criar motivações que os façam querer ficar.

As novas gerações optam por lugares onde se sentem bem, ou seja, onde são valorizadas a partir de seu estilo e suas ideias inovadoras. Caso contrário, mudar de emprego não é nada difícil.

O ambiente do escritório, como falado no post anterior, é fundamental para encantar e engajar os funcionários.

Dessa forma, a Arquitetura Corporativa caminha para se tornar mais personalizada e “versátil”. Você e seu negócio estão preparados?

A gente te ajuda na atração e retenção de talentos a partir do ambiente de trabalho. Anote as dicas:

1. Aposte na luz natural 

Além de criar uma primeira impressão positiva, a luz natural oferece inúmeros benefícios à saúde, o que fortalece os motivos para a retenção do funcionário.

A luz solar tem um impacto significativo sobre o nosso organismo. Pessoas em escritórios com janelas recebem 173% mais luz branca benéfica durante o horário de trabalho e dormem uma média de 46 minutos a mais todas as noites. A luz solar também é a principal fonte de vitamina D. Ela é necessária para a manutenção do tecido ósseo e influencia consideravelmente o funcionamento do sistema imunológico.

Existem inúmeras opções de design que podem ser feitos para aumentar os níveis de luz natural em um espaço corporativo, como a substituição de divisórias opacas, que bloqueiam a luz, por divisórias de vidro transparentes ou translúcidas. Também pode ser instalado um sistema de iluminação natural ou adotar um layout de escritório de conceito aberto para garantir que a luz natural se estenda por todo o espaço. 

2. Crie variedade de ambientes

Nem todos trabalham da mesma forma. Por isso, ter uma abordagem única para o design do seu escritório pode prejudicar drasticamente a produtividade dos funcionários e sua satisfação com o local de trabalho.

Enquanto alguns podem prosperar em um escritório open space, outros podem ter dificuldade para se concentrar e trabalhar de forma produtiva.

Portanto, é importante criar variedade de espaços para facilitar a atuação de diferentes estilos. Por exemplo, se a principal área de trabalho tem um plano aberto para incentivar a colaboração e a comunicação entre os ocupantes, seria interessante providenciar alguns espaços privados, como cabines e salas de reuniões fechadas de uso em grupo.

3. Minimize os ruídos

Os ruídos são uma das principais causas de queixas no local de trabalho, já que estão associados ao aumento dos níveis de estresse.

Em escritórios abertos, com menos paredes ou barreiras para bloquear o som e mais pessoas compartilhando o espaço, todo barulho e movimentação gerados podem atrapalhar. Mas o design e layout certos podem ajudar a resolver essa questão.

A dica é investir em algumas zonas que separem a área de trabalho principal dos espaços colaborativos e áreas de discussão.

Agora, pense, seu escritório cria uma primeira impressão inspiradora frente aos novos colaboradores potenciais?

Entre em contato e saiba como a DABUS ARQUITETURA pode desenvolver o seu projeto de Arquitetura Corporativa com foco em bons resultados 😉

Referências: Milliken, Pequenas Empresas e Grandes Negócios.

Compartilhe este post



Comentários (0)

Deixe o seu comentário!




Áreas de Atuação