Escritório do futuro: Flexibilidade e colaboração dos funcionários | DABUS ARQUITETURA

Blog DABUS ARQUITETURA

Escritório do futuro: Flexibilidade e colaboração

O escritório do futuro não está tão longe. Muitos recursos já estão disponíveis e muitas culturas organizacionais já vêm se adaptando às novas demandas, linguagens, métodos e tecnologias.

Apesar dessa proximidade, quem não acompanhar o ritmo pulsante de transformações pode nunca chegar a participar ativamente desse futuro. As empresas devem investir na atualização de seus processos e negócios, assim como na capacitação de sua equipe – ela será primordial nos novos cenários.

Vale destacar que não basta implementar melhorias como parte de uma tendência do setor. É necessário que a maneira de pensar da organização esteja alinhada e inspirada com as mudanças do mercado e do mundo. Ou seja, elas devem passar a fazer parte do DNA corporativo.

O escritório do futuro será flexível e colaborativo

Escritório do futuro

A tecnologia moldou ou deu luz a muitos hábitos que, hoje, já estão consolidados no dia a dia das pessoas. A comunicação móvel é um grande exemplo disso. Ninguém mais vive sem celular, seja para questões pessoais ou profissionais.

Essa flexibilidade vista não só aí, mas em outros aspectos comportamentais, não será combatida ou abafada no escritório do futuro. Pelo contrário, ela será acolhida e explorada em nome da inteligência, da criatividade e do bem-estar organizacional.

A colaboração vem no rastro desse movimento. A liberdade para pensar junto, discutir e criar novas ideias já pode ser observada em diversas empresas, que preferem unir forças e envolver seus colabores ao invés de estimularem a individualização.

Veja a seguir 5 fatores que comporão o escritório do futuro:

1. Hot desking

Mesas fixas devem ceder lugar ao conceito de hot desking, pelo qual os lugares não são mais fixos e os funcionários têm a possibilidade de escolher onde querem trabalhar, assim como a maneira como querem interagir.

Para se adaptar a esse destino, é importante oferecer espaços que sejam facilmente reconfiguráveis. Desse modo, os ocupantes poderão realizar os ajustes necessários a suas diferentes atividades. Isso também favorecerá as trocas e os esforços realizados em conjunto, que, aliás tendem a ser cada vez mais multidisciplinares.

Com diferentes áreas atuando em sinergia, será essencial construir um escritório flexível.

2. Organização clean

Documentos e arquivos estarão, progressivamente, mais na nuvem (cloud computing), permitindo que as empresas tenham uma infraestrutura virtual e que, assim, não tenham de investir em equipamentos dispendiosos.

Telefones, correio de voz, pontes de conferência, armazenamento de dados e outros recursos disponíveis em nuvem fazem dela mais uma tecnologia a favor de negócios mais flexíveis e também econômicos.

Por que deixar as oportunidades passarem? O cloud computing permite acessar as informações ali arquivadas de qualquer lugar que se esteja, o que facilita a gestão à distância e a tomada de decisão com mais agilidade. No futuro, ser ágil será elementar.

3. Mobiliário móvel

Não, o mobiliário móvel não é exatamente uma novidade. O que é importante observar é que sua presença nos futuros escritórios será uma constante. Mesas que podem ser movidas e encaixadas em outras, por exemplo, é um dos elementos básicos que contribuirá para o trabalho colaborativo.

Com possibilidades como essa, o hot desking se concretizará.

4. Espaço informal

Investir em zonas de sobreposição, ou espaço informal, incentivará a colaboração espontânea entre as equipes, pois elas se encontrarão mais ao longo do dia.

Para isso, a sua empresa precisará criar oportunidades de interações não planejadas. Vale optar por áreas ao ar livre entre os andares, onde os funcionários possam interagir mais ou até usar a escadaria principal para reuniões informais.

A ideia é que seja algo realmente fluido, livre e espontâneo.

5. Contato com a natureza

Áreas verdes, plantas, espaços internos e externos integrados e luz natural terão seu espaço garantido na Arquitetura Corporativa do futuro. Isso porque eles trazem maior conforto à ocupação humana, uma vez que filtram o ar, dão cor ao cenário e vitalidade às tarefas.

Em meio a tantos equipamentos e tecnologias, garantir esse contato com a natureza fará toda a diferença na produtividade, bem-estar e relação interpessoal do time.

E seu negócio, já está preparado para se tornar um escritório do futuro?

Entre em contato com a DABUS ARQUITETURA e conte com a ajuda certa para desenvolver o seu projeto de Arquitetura Corporativa.

Fontes: OtenHubSpot.

Compartilhe este post



Comentários (0)

Deixe o seu comentário!




Áreas de Atuação