5 tendências para a Saúde 2018 no contexto das clínicas e consultórios | DABUS ARQUITETURA

Blog DABUS ARQUITETURA

5 tendências para a Saúde no contexto das clínicas e consultórios

Inspire-se nas principais tendências para a Saúde em 2018 e deixe a sua clínica e consultório mais receptivos aos pacientes.

Quais são as tendências para a Saúde em 2018?

Tendências para a Saúde

Projeto da DABUS ARQUITETURA para a clínica pediátrica Growing Up.

A área da Saúde está em constante evolução e novas tecnologias, métodos e técnicas estão sempre surgindo.

Se você quer oferecer sempre o melhor para os seus pacientes, é preciso estar atento às tendências.

Para tornar o ambiente do seu consultório mais agradável e eficiente, foque nas principais tendências para a Saúde em 2018. Veja quais são:

1. Mercado de nicho

Saúde é para todos. Mas que tal direcionar os seus esforços a necessidades mais específicas?

Frente à alta procura por tratamentos de saúde e beleza, os profissionais da área poderão apresentar diferenciais competitivos de maior apelo ao focar nos públicos de nicho.

Mulheres, idosos, crianças e jovens que buscam tratamentos alternativos são apenas algumas parcelas que podem ser trabalhadas.

É importante que o consultório reflita a linguagem desse público, que possua um design personalizado e soluções que otimizem um tipo de experiência específico, de acordo com as expectativas de cada perfil.

2. Telemedicina

Entre as tendências para a Saúde em 2018 é muito importante assinalar as novas possibilidades oferecidas pela tecnologia. Diferentes sistemas e recursos de informação e de telecomunicação vêm sendo adotados para facilitar o trabalho dos profissionais, assim como o tratamento dos pacientes.

Nesse sentido, telemedicina é um conceito que merece destaque, pois abrange a amplitude de diferentes ferramentas, que ajudam a melhorar os fluxos informacionais e a qualificar a atuação médica, até mesmo à distância.

Para tanto, é essencial que o consultório seja devidamente planejado do ponto de vista da Arquitetura Clínica. Afinal, os ambientes devem ser equipados e organizados para proporcionar o máximo de funcionalidade, praticidade e rapidez.

3. Economia Sustentável

O consumo responsável de recursos não será mais questão de escolha, principalmente entre as empresas que desejam se posicionar de maneira sólida no mercado. Em 2018, as clínicas e consultórios deverão também articular soluções que colaborem com a preservação do meio ambiente. Essa responsabilidade será analisada em conjunto à capacidade de uma organização em promover, de fato, saúde.

Cessar o uso de papel, substituir lâmpadas convencionais pelas de LED, reutilizar materiais (nos setores possíveis) e reeducar os colaboradores sobre alguns tipos de hábitos são mudanças simples que já podem começar a ser implementadas.

4. Presença omnichannel

Para se tornar uma clínica mais humanizada é preciso potencializar o atendimento. Os clientes querem informações imediatas e se você não estiver disponível, eles irão buscar auxílio em outro lugar. Mas ainda é preciso surpreender…

Então, passe a investir no omnichannel, ou seja, além de estar presente em diferentes plataformas, elas precisam estar conectadas para oferecer uma experiência extremamente prática, inclusive de compra. Elimine as barreiras entre os seus canais e una forças entre eles de modo inteligente.

5. Personalização dos tratamentos

A compreensão de cada paciente como único é uma das grandes tendências para a Saúde. Diversos segmentos já se esforçam para oferecer cuidados diferenciados, tanto como processo de humanização do atendimento, quanto como meio para se alcançar maior eficiência nos resultados.

A busca pela personalização dos tratamentos deverá ser intensificada em 2018 pelas clínicas e consultórios que não quiserem ser deixados para trás. Além de se voltarem a nichos específicos, o fechamento de parcerias estratégicas e o investimentos em medicamentos individualizados são algumas apostas que podem dar certo.

E sua clínica, já está preparada para 2018? Quais melhorias serão feitas?

Entre em contato com a DABUS ARQUITETURA e saiba como podemos te ajudar a obter melhor desempenho a partir do seu espaço 😉

Referências: TeleimagemAmiga Odontologia, Blog Saúde e InovaçãoAceleralab, iMedicina.

Compartilhe este post



Comentários (0)

Deixe o seu comentário!




Áreas de Atuação