Briefing de arquitetura: Entenda a sua importância | DABUS ARQUITETURA

Blog DABUS ARQUITETURA

Briefing de arquitetura: Entenda sua importância

Briefing de arquitetura, você sabe o que é isso e por que ele é tão importante?

É bom ficar atento, pois esse é um dos primeiros passos para concretizar as ideias que têm inspirado sua cabeça. O documento ajuda, aliás, a organizá-las melhor e a definir o que, de fato, faz ou não sentido.

Acompanhe o post de hoje para entender melhor!

Briefing de arquitetura

Qual é a importância do briefing de arquitetura?

Sem o briefing de arquitetura, não existe projeto. O profissional responsável tem a missão de abordar o cliente na busca por informações objetivas acerca de suas necessidades, preferências e desejos. A partir de uma visão técnica, ele colhe diretrizes que nortearão sua criatividade e o seu próprio acordo com o contratante.

Dessa forma, ambas as partes ficam mais à vontade para trabalhar, evitando surpresas desagradáveis. É importante que estejam contidos nesse documento:

Seus desejos e necessidades

Quais atividades serão desempenhadas no local? Qual estilo arquitetônico tem mais a ver com a proposta? Essas informações são fundamentais para constar no briefing de arquitetura. Não se esqueça de informar também seus hábitos e gostos pessoais, perspectivas, expectativas e a imagem que deseja passar aos clientes.

Dados do terreno

O profissional precisa ter uma ideia clara das dimensões, localização, relevo, entorno e clima. O ideal é levá-lo para uma visita pessoalmente.

Orçamento

Quanto você tem disponível para investir no projeto? Com essa informação o profissional poderá estipular soluções dentro do seu orçamento.

Prazo de entrega

No briefing é muito importante constar o início e o prazo de entrega do projeto para que você tenha melhor dimensão do tempo de execução.

Além de dados como esses, entre muitos outros, você deve:

Ouvir bem o profissional

Se você já possui uma série de requisitos para adicionar ao briefing de arquitetura, ouça também a opinião do arquiteto. É fundamental deixar o profissional participar desse processo para auxiliá-lo com as melhores soluções possíveis, seja do ponto de vista técnico ou criativo.

Ter paciência e confiar

Se você não sabe o que dizer ao responder um briefing de arquitetura, fique tranquilo, pois o arquiteto provocará essa consciência. Ele pode apresentar um estudo preliminar para que você se manifeste positiva ou negativamente. De qualquer maneira, é necessário que você tome as decisões, o que exige uma análise bem realista das condições apresentadas.

Lembre-se de que a escolha da equipe é crucial para o sucesso do projeto. Para saber como a DABUS ARQUITETURA pode te ajudar, entre em contato conosco e conte com toda expertise de um time altamente capacitado e experiente.

Referências: Arquiteto Expert, aUVeja Obra.

Compartilhe este post



Comentários (0)

Deixe o seu comentário!




Áreas de Atuação