Pisos para clínicas e ambientes de saúde: Qual escolher? | DABUS ARQUITETURA

Blog DABUS ARQUITETURA

Pisos para clínicas e ambientes de saúde

Se você vai construir ou reformar a sua clínica, deve se atentar a alguns aspectos, como a escolha do piso e outros revestimentos. Ambos devem ser cuidadosamente selecionados, respeitando as especificações exigidas pelos órgãos competentes. Veja aqui questões importantes para a definição dos pisos para clínicas.

Como escolher pisos para clínicas?

Pisos para clínicas e consultórios

Clínicas e demais ambientes de saúde devem optar por pisos que obedeçam às regulamentações e exigências da Anvisa. A escolha pode ser feita sem abrir mão do aspecto estético, já que o mercado oferece uma vasta gama de opções.

Na hora de comprar os pisos para clínicas, é importante se atentar aos fatores:

1.Durabilidade

A especificação do tipo de material utilizado é feita conforme o ambiente, porém, é preciso considerar produtos de alta durabilidade. Isso porque a troca ou reposição pode gerar transtornos tanto para os pacientes como para os funcionários.

2. Higienização

Os pisos para clínicas devem ser escolhidos pensando na fácil higienização, afinal, podem ficar sujos com frequência. São muitos pacientes e funcionários transitando, além dos atendimentos oferecidos que podem contribuir com a sujeira.

Ao escolher o revestimento para a sua clínica, considere essa questão e adquira um material de fácil limpeza e, de preferência, que não deixe a sujeira em evidência.

3. Tipos

Existem muitos tipos de pisos para clínicas e entre eles, destacamos:

  • Borracha: Eles ajudam a diminuir a fadiga, ruídos e problemas de saúde que atingem trabalhadores e pacientes. Sem contar que também são mais resistentes ao alto tráfego de pessoas e cadeiras de rodas e facilitam a higienização;
  • Piso vinílico: Homogêneo e de alta resistência, o piso vinílico é uma excelente opção para ambientes de saúde. Eles são fáceis de limpar, mantêm a higienização por mais tempo e também ajudam a humanizar os ambientes. Além disso, são resistentes ao tráfego “pesado”, são duráveis e considerados sustentáveis. Podem ser usados em consultórios, recepções, enfermarias e corredores.

4. Cores

Você pode dar um toque especial ao seu consultório por meio dos pisos, porém, não ouse demais. É importante manter um nível de personalização, mas de acordo com alguns padrões. Entre as opções de cores, as principais são o verde, azul e branco, sempre em tons mais claros. Assim, o ambiente fica mais harmônico e dentro da perspectiva que os pacientes esperam.

Essas são algumas questões para considerar na hora de escolher os pisos para clínicas. Entre em contato e saiba como a DABUS ARQUITETURA pode te ajudar!

Referências: Saúde Business, GrupoFort, RCSuper Pisos.

Compartilhe este post



Comentários (0)

Deixe o seu comentário!




Áreas de Atuação