Cultura de inovação na empresa: qual a importância? | DABUS ARQUITETURA

Blog DABUS ARQUITETURA

Cultura de inovação na empresa: Qual a importância?

O mercado está cada dia mais competitivo, e isso é uma realidade em qualquer segmento. Manter-se no jogo exige que as empresas se arrisquem mais e melhorem suas ofertas constantemente. Uma das maneiras de abrir espaço para novas ideias e aproveitar oportunidades é o estabelecimento de uma cultura de inovação em todos os níveis do negócio.

Segundo a NEI, uma revista-guia do setor industrial, mais de 16 mil produtos são lançados no mercado brasileiro a cada ano. As empresas optaram por diversificar cada vez seu portfólio ao invés de apostar em poucos produtos, pois isso possibilita alcançar diferentes clientes, em momentos de vida mais variados.

Abrir espaço para uma cultura de inovação pode ser justamente o diferencial para o seu negócio. Acompanhe nosso artigo para saber o porquê!

O que é e como funciona a cultura de inovação?

Cultura de inovação

Basicamente, percebemos que uma empresa tem a cultura da inovação quando o ambiente de trabalho possui uma liderança que cultiva a busca por um pensamento menos padrão, fora da caixa e que, de fato, o aplica na rotina da equipe.

Muito provavelmente será necessário olhar para toda a empresa, desde sua estrutura física, seus processos, até as competências de cada colaborador. Por exemplo, sua empresa tem hoje um programa de acolhimento de ideais e sugestões do público interno? A valorização de ideias é o primeiro e, talvez, o mais importante ponto para a implementar uma cultura de inovação.

É importante não se prender ao histórico e às ofertas hoje estabelecidas. A partir das sugestões do time, mas também do feedback dos clientes, tudo pode mudar. Outro público importante a ser considerado na cultura de inovação é o que produz ou realiza o serviço, lá na ponta. Esse profissional pode ter uma excelente visão de como atender melhor o cliente.

Também é muito importante saber aprender com os erros e acertos. A empresa inovadora não busca culpados, pelo contrário, ela transforma erros em oportunidades.

Como implementar a cultura de inovação?

Além dos pontos citados anteriormente, separamos 3 dicas que te ajudarão com a missão de otimizar a cultura organizacional:

  • Transformação pelo exemplo: treine primeiro sua liderança; promova tarefas de reflexão sobre a empresa e suas ofertas entre gestores e coordenadores, analise estudos de caso e garante que eles entendam que seus times subordinados devem passar a sentir que são ouvidos e valorizados por suas ideias;
  • Defina um horário para a criatividade fluir: empresas que tem a inovação em seu DNA, como a 3M, estabelecem um percentual da carga horária de cada colaborador para que ele apenas pense em novas ideias ou em como aplicar produtos já existentes em outros nichos.
  • Teste as sugestões mais relevantes: para que a implementação seja eficaz, os colaboradores precisam ver as ideias saindo do papel. Por isso, organize o orçamento da empresa e separe um percentual, mesmo que pequeno, e faça um compromisso de testar uma ideia a cada trimestre. Será um excelente estímulo! 
  • Ambiente que transmita inovação: o espaço físico é um dos maiores aliados na implementação da cultura de inovação. Aposte em móveis inovadores, objetos de decoração inusitados, tudo para estimular os colaboradores a repensarem padrões.

Já que falamos do espaço físico, vamos entender melhor como ele pode contribuir.

Arquitetura da inovação: repensar para aprimorar

A Arquitetura, historicamente, é uma especialidade que busca novas soluções para problemas comuns do dia a dia das pessoas. Atualmente, as propostas arquitetônicas têm cada vez mais considerado fatores como estilo de vida, fluxos de trabalho, técnicas e materiais diferenciados que permitem caminhar em uma direção criativa.

A questão é não focar energia em entregar algo inédito para ser considerado inovador. A urgência está em criar e viabilizar ideias que resolvam de maneira prática, ágil, econômica e rentável problemas simples que, muitas vezes, por estarem acostumadas com eles, as pessoas nem percebem.

Na Arquitetura, o melhor aproveitamento da luz solar ou o reaproveitamento da água da chuva, entre outras aplicações sustentáveis, podem se encaixar aí. Soluções versáteis que permitem adaptações conforme o surgimento das necessidades são essenciais, pois podem apresentar saídas inovadoras diante de situações não esperadas, ou mesmo já previstas.

Portanto, o conceito de cultura de inovação é importante para que as empresas acompanhem a evolução do mercado e se adequem de modo bem-sucedido aos novos desafios, processo em que a Arquitetura Corporativa é capaz de contribuir a partir de uma estrutura inteligente, flexível e atualizada.

Quer saber mais? Entre em contato com a DABUS ARQUITETURA e saiba como podemos ajudar o seu negócio a avançar!

Referências: SebraeEndeavorNa Prática.

Compartilhe este post



Comentários (0)

Deixe o seu comentário!




Áreas de Atuação