Humanizar o ambiente de trabalho: 4 boas razões para isso | DABUS ARQUITETURA

Blog DABUS ARQUITETURA

4 razões para humanizar o ambiente de trabalho

Em meio a desafios profissionais constantes, longas jornadas de expediente e exigências cada vez mais intensas, torna-se essencial, para as empresas, criar uma atmosfera saudável e motivadora. Afinal, é importante encontrar meios para extrair o melhor de seus colaboradores. É por motivos como esses que falamos em humanizar o ambiente de trabalho.

Compreender o comportamento das novas gerações com relação ao seu universo profissional, assim como as atuais dinâmicas de mercado, é de suma relevância para a atualização do espaço corporativo. Tanto do ponto de vista da gestão de pessoas, quanto do ponto de vista arquitetônico. O escritório tradicional precisa passar por uma transformação inadiável.

Evidentemente, não se trata de seguir uma moda específica ou de acompanhar a “maré” de forma impensada. Tal transformação tem a ver com a sobrevivência do próprio negócio em um contexto de frequentes mudanças. Nele, vemos sim o crescimento das inteligências artificiais, mas, em contrapartida, vivenciamos a grande necessidade da valorização do capital humano, o qual é capaz de dominar a máquina.

Humanizar o ambiente de trabalho é estratégico

Razões para humanizar o ambiente de trabalho

Adequações no modelo de negócio são indispensáveis para que uma empresa se mantenha eficiente e competitiva ao longo dos anos. Muitas vezes, essas adaptações precisam envolver a cultura organizacional e, consequentemente, as relações entre a equipe.

Em entrevista à Época NEGÓCIOS, o head do WeWork no Brasil, Lucas Mendes, falou um pouco sobre as diferentes maneiras de se trabalhar. Segundo ele:

“O ser humano é muito criativo, vai criando formas de trabalho novas o tempo inteiro […], estamos vendo outras profissões surgirem. Eu vejo também que é um futuro mais tolerante. Nos nossos espaços, tem gente de terno, tem gente de dread, tem gente de tatuagem, e ninguém acha isso importante. Os talentos e a mão de obra são escassos, se você começa a discriminar, além de ser errado, não faz sentido porque vai perder muitos talentos”.

Além de questões como essas é possível, ainda, destacar outras boas razões para humanizar o ambiente de trabalho. Olha só…

1. Clima organizacional favorável

Enquanto estruturas hierárquicas rígidas fomentam o distanciamento entre os agentes e departamentos da empresa, espaços mais suscetíveis à interação e respeito mútuo, tendem a gerar maior engajamento e menor risco de crises internas.

2. Fortalecimento do time

Ao encontrar um ambiente aberto ao diálogo, à criação de novas ideias e à valorização do capital humano, os colaboradores passam a estreitar os laços entre si. Isso fortalece o senso de time e a busca coletiva por um mesmo objetivo.

3. Maior abertura a mudanças e desafios

Quando o relacionamento humano se desenvolve de modo fluido no escritório, o time se aproxima e constrói uma identidade de grupo mais sólida. Isso permite que as mudanças e desafios sejam encarados com maior segurança e disposição, pois há a percepção de que todos estão envolvidos para encontrar as melhores soluções.

4. Retenção de talentos

Pessoas querem estar em lugares que as façam se sentir bem. Querem estar com outras pessoas agradáveis. As novas gerações, sobretudo, não abrem mão da qualidade de vida. Para elas, em muitos casos, esse fator pode ser até mais significativo do que o salário. Portanto, é primordial oferecer condições aprazíveis como forma de reter talentos.

É muito importante lembrar que a Arquitetura Corporativa faz toda diferença na construção da identidade de um ambiente de trabalho humanizado. Por isso, cuide bem do projeto do seu escritório!

Entre em contato com a DABUS ARQUITETURA e saiba como podemos te ajudar.

Compartilhe este post



Comentários (0)

Deixe o seu comentário!




Áreas de Atuação