Ambiente de trabalho antiestresse: Conheça 5 soluções | DABUS ARQUITETURA

Blog DABUS ARQUITETURA

Ambiente de trabalho antiestresse: Conheça 5 soluções

O alto volume de tarefas associado ao ritmo acelerado e aos constantes desafios, além de problemas de cunho pessoal, são fatores comuns que podem desencadear sintomas de estresse e ansiedade nos colaboradores. Mas, a boa notícia é que é possível evitar ou contornar a situação para ter um ambiente de trabalho antiestresse.

É essencial que a rotina no escritório seja a mais agradável possível, afinal, são muitas as horas passadas ali dentro. E não se trata só de tempo. A motivação e a produtividade dos ocupantes também dependem disso.

Reflita um instante. Como está a qualidade de vida na sua empresa?

De acordo com uma pesquisa da International Stress Management Association (ISMA-BR), em um ranking com dez países, o Brasil é o segundo mais estressado. Apenas o Japão está à frente. Segundo o estudo, o que mais estressa o brasileiro é o trabalho (69% dos entrevistados).

No entanto, como falamos, há saídas para combater esse quadro e tornar o seu espaço mais agradável e saudável!

Construindo um ambiente de trabalho antiestresse

Ambiente de trabalho antiestresse

A Arquitetura Corporativa é uma arma poderosa para transformar a relação dos colaboradores com o local a sua volta. Veja a seguir 5 soluções capazes de combater o estresse laboral.

1. Elementos naturais

Áreas verdes, assim como a luz vinda diretamente do sol, trazem a natureza para mais perto da equipe e quebram o clima tecnicista, frio e impessoal. De acordo com uma pesquisa feita pela Universidade de Queensland, um escritório com plantas pode aumentar em até 15% a produtividade dos funcionários.

2. Isolamento acústico

Barulhos e ruídos vindos de outras salas, da rua ou até mesmo da própria mesa causam não só distração, como podem contribuir para o aparecimento de um quadro de estresse. Logo, é importante não deixar de lado o isolamento acústico em seu projeto arquitetônico.

3. Sala de descompressão

O surgimento desse espaço é próprio de um ambiente de trabalho antiestresse. Sua proposta é oferecer um momento de pausa e relaxamento entre as inúmeras atividades produtivas. Pufes, tapetes macios, mesas de jogos e outros elementos descontraídos podem ajudar a compor a sala.

4. Paleta de cores estratégica

A cor errada pode gerar cansaço e irritabilidade. Dessa forma, vale rever as tonalidades aplicadas nos diferentes locais do escritório. Onde é necessário maior movimento, use aplicações mais quentes, mas sem exagero. Já imaginou um cômodo todo vermelho? Já o azul, o cinza e o verde transmitem tranquilidade. Podem ser boas opções para áreas de convivência, por exemplo.

5. Layout flexível

Contar com um layout flexível, tal como o open space, é uma solução inteligente para realizar mudanças de maneira prática e rápida. Assim, é possível evitar a monotonia, que tanto prejudica o clima de inovação.

Quer saber mais?

Entre em contato com a DABUS ARQUITETURA e entenda como podemos desenvolver o projeto da sua empresa!

Compartilhe este post



Comentários (0)

Deixe o seu comentário!




Áreas de Atuação