Equipe eficiente: 5 dicas de gestão de pessoas para ter a sua | DABUS ARQUITETURA

Blog DABUS ARQUITETURA

5 dicas de gestão de pessoas para ter uma equipe eficiente

Negócios de sucesso dependem de processos assertivos, ferramentas especializadas (tecnologia), políticas arrojadas, marketing e estratégias inteligentes. Tudo isso costuma receber bastante atenção das companhias, que visam sempre fazer mais e melhor com menos. No entanto, é indispensável compreender que, para tudo isso “rodar”, é necessário contar com uma equipe eficiente. Sim, estamos falando de seres humanos!

Por trás de toda operação, ainda que seja lá no comecinho da cadeia, existem pessoas. Elas possuem sonhos, ambições, dores, potencialidades e emoções. Dessa maneira, é preciso pensar em desenvolver um ambiente flexível, sem deixar de pautar-se pelos resultados. Trabalhar a cultura corporativa faz toda diferença, nesse sentido.

Liderar talentos, para extrair o melhor deles, não é tarefa das mais fáceis. É uma construção em longo prazo que exige, não só acompanhamento frente às obrigações, como também bons exemplos. Você está preparado?

A base de uma equipe eficiente

Equipe eficiente

Não restam dúvidas que, para um time trabalhar com qualidade ele deve estar munido dos equipamentos certos e de toda a estrutura física adequada a sua ocupação. Mas ele requer mais. Os colaboradores precisam ser direcionados de forma humana, o que exige profundo conhecimento acerca de suas necessidades.

A gestão de pessoas é peça fundamental dentro das empresas, sobretudo na atualidade, em que o grande volume de demandas pode provocar estresse, falta de foco e alto fluxo de rotatividade.

Para ajudar a evitar problemas como esses, hoje, nós trouxemos dicas de primeira relevância dentro desse contexto. Acompanhe abaixo!

1. Reserve tempo para a capacitação

Não tenha medo de parar algumas horas do dia, ou de escolher determinadas datas, para treinar os colaboradores. Eles precisam se sentir motivados e atualizados para que se vejam capaz de encarar os novos desafios.

A capacitação pode acontecer dentro de casa mesmo. Os cursos e conferências online estão aí para isso. Entretanto, não abandone as experiências presenciais. Elas são ótimas para networking.

2. Realize pesquisas de clima organizacional

Esse tipo de pesquisa é importante para entender melhor o que está acontecendo na empresa. A partir dos dados coletados é possível atuar rapidamente sobre mudanças ou melhorias, que proporcionarão maior eficiência ao time. Conhecê-lo bem é primordial!

3. Analise o desempenho

Não adianta se preocupar com desempenho se você não está disposto a avaliá-lo. Ter uma visão superficial acerca do tema pode ser perigoso, pois a percepção vinda da mera observação pode gerar muitos vieses. A análise deve acontecer com ferramentas adequadas. As técnicas de 180º e 360º podem ajudar.

4. Saiba para onde está indo e alinhe isso!

Os objetivos e metas estão claros para todos? Sem um alinhamento constante corre-se o risco de cada um começar a seguir o seu próprio caminho. Há questões que não estão abertas à interpretação e, por isso, necessitam de maior desdobramento. Reuniões semanais ou quinzenais são medidas recomendáveis.

Lembre-se de definir de modo simples o que é eficiência para o seu negócio. É isso que dará um norte para julgar o andamento do trabalho.

5. Crie recompensas

Treinamentos, metas nas alturas, longas horas no escritório, avaliações e exigências. Como as pessoas podem ser motivadas assim?

Bem, primeiramente é essencial desenvolver com cuidado o tópico anterior. Aliás, o alinhamento pode (e deve) ser realizado já na hora da contratação. Não há motivos para ficar com um colaborador que não tem a cultura ou o perfil esperado.

Para os que estão no time é preciso encontrar outras maneiras de incentivo. As premiações e recompensas são ótimas ideias. Além disso, servem como uma solução para a retenção de talentos, tão estimadas atualmente.

Há muitas outras práticas capazes de ajudar na missão de preparar uma equipe eficiente. Já utiliza alguma na sua empresa? Conte pra gente!

E para conhecer melhor o nosso trabalho, entre em contato conosco. A DABUS ARQUITETURA tem o projeto certo para o seu escritório.

Compartilhe este post



Comentários (0)

Deixe o seu comentário!




Áreas de Atuação