Trabalho colaborativo: O que fazer para estimulá-lo na minha empresa? | DABUS ARQUITETURA

Blog DABUS ARQUITETURA

O que fazer para estimular o trabalho colaborativo na minha empresa?

Trabalho colaborativo evoca movimento, novas ideias e união. Pense bem: não é isso o que você quer ver em sua empresa? Para tanto é necessário estar disposto a construir um ambiente que motive o time a pensar e agir juntamente.

Vivemos um tempo em que forças isoladas logo se frustram ou perdem o fôlego. As novas ferramentas e formas de comunicação fomentaram ainda mais o poder da coletividade por suas causas, ainda que de maneira online. Mas no mundo “concreto” esse tipo de comportamento também produz ecos. Veja os próprios movimentos que se originaram na internet e que, hoje, existem formalmente, seja no campo da política, dos negócios, do entretenimento ou de qualquer outra atividade.

Na pluralidade há uma enorme riqueza. Dirigi-la para uma atuação coordenada e alinhada pode fazer toda a diferença que falta para ver nascer a, tão desejada, inovação.

Quais as vantagens do trabalho colaborativo?

Trabalho colaborativo

Sem dúvida alguma, a inovação é um dos grandes benefícios trazidos por um time que trabalha colaborativamente. Ideias e projetos tomam forma a partir da interação, que pode (e deve) ser potencializada por uma gestão focada em resultados.

Além disso, a identidade do grupo é fortalecida e, consequentemente, da empresa também. Encontrar identificação no campo profissional é de extrema importância para a conexão de relacionamentos saudáveis e produtivos. Construir objetivos comuns, que partem das necessidades da companhia, é o que faz avançar na direção certa.

No entanto, para que o trabalho colaborativo floresça da melhor maneira, são necessárias algumas condições. Acompanhe as dicas a seguir!

1. Construa a cultura desejada

É essencial que as lideranças dêem o exemplo. Ou seja, que saibam ouvir e valorizar a opinião de todos, que sejam cordiais e democráticas, e promovam espaços onde os colaboradores se sintam realmente a vontade.

2. Aproxime departamentos

Sabe aquela antiga rivalidade entre o pessoal de vendas e marketing? Pois então. É esse tipo de fenômeno que não pode mais existir.

Elabore maneiras de os departamentos trocarem informações e insights. Eles precisam andar na mesma direção! Utilize ferramentas interativas para isso, faça reuniões de brainstorm, determine metas em conjunto.

Lembre-se de levar a diretoria mais perto de todos, mostrando que ela também quer interagir, trocar, ouvir os demais setores.

3. Proporcione momentos de descontração

Festas, happy hour, confraternizações de fim de ano. Podem parecer meros momentos de descontração, mas com o objetivo de trazer melhorias para o seu negócio, é possível direcionar essas ocasiões para integrar e fortalecer o time. Algumas brincadeiras ou dinâmicas podem ajudar ainda mais.

4. Crie ambientes propícios

O trabalho colaborativo é facilitado quando as pessoas estão literalmente próximas umas das outras. Por isso, invista em ambientes open space (sem divisórias), mesas compartilhadas e áreas comuns, como refeitórios, bibliotecas e espaços de descompressão.

As melhores soluções para o seu escritório poderão ser encontradas a partir de um estudo profundo e focado sobre as necessidades do seu negócio e equipe. Entre em contato com a DABUS ARQUITETURA e saiba como podemos desenvolver o seu projeto de Arquitetura Corporativa.

Compartilhe este post



Comentários (0)

Deixe o seu comentário!




Áreas de Atuação