Arquitetura 2019: 5 tendências para o seu escritório


O início de um novo ano levanta uma série de projeções e expectativas. Apostas sobre tendências costumam chamar atenção como uma espécie de orientação ante um ciclo ainda desconhecido. Quando pensamos na Arquitetura 2019 não é diferente.

Cores, formas, materiais, conceitos, acabamentos. O que promete se destacar? Cores, formas, materiais, conceitos, acabamentos. O que promete se destacar?

Hoje nós relacionamos 5 apontamentos para o cenário dos ambientes corporativos. Fique atento para renovar e atualizar o seu escritório! Hoje nós relacionamos 5 apontamentos para o cenário dos ambientes corporativos. Fique atento para renovar e atualizar o seu escritório!

A natureza invade a Arquitetura 2019

Tendências Arquitetura 2019

Projeto de DABUS ARQUITETURA para a Hansgrohe Brasil.

A busca por mais qualidade de vida foi responsável por diversas mudanças no espaço de trabalho. Agora, as soluções empregadas ali visam o ser humano e não apenas o sistema produtivo. É verdade que muitas empresas ainda precisam avançar nesse sentido. No entanto, existe uma consciência diferente da que podemos observar com relação ao setor corporativo de 20 anos atrás, por exemplo.

Nesse percurso, a integração de elementos naturais, como plantas e a luz do sol, ganhou cada vez mais espaço. Isso porque eles são capazes de promover mais saúde, afastando o estresse, a melancolia e a irritabilidade, que acabam prejudicando o desenvolvimento do próprio negócio.

O dia a dia de trabalho ficou, assim, um pouco mais leve e agradável. Como você verá a seguir, a Arquitetura 2019 deve assumir, ainda com mais intensidade, essa orientação. A natureza vai invadir a sua “praia”…

1. Design Biofílico

O objetivo do Design Biofílico é restabelecer o contato humano com o mundo natural. Dessa maneira, elementos como pedras, madeira, vegetação, água e paisagens podem ser empregados nos mais diversos tipos de ambientes para torná-los mais confortáveis e energizantes. O conceito se baseia em uma hipótese de Erich Fromm, popularizada por Edward Wilson na obra The Biophilia Hypothesis.

2. Cores da natureza

Seguindo a tendência anterior, em 2019, as tonalidades que prometem se sobressair são aquelas com fortes características naturais. Entre elas, os tons terrosos, verdes e laranjas, como o Living Coral, eleita a grande cor do ano pela Pantone. Já para a PPG, o destaque ficará por conta da Night Watch. Segundo Dee Schlotter, gerente sênior de marketing de cores da empresa:

“A essência da Night Watch é trazer o poder de cura da natureza […]. O tom verde-escuro traz nossas memórias de ambientes naturais de volta à superfície para recriar a euforia relaxante e revigorante que sentimos na natureza”.

3. Formas orgânicas

Na mesma direção, os formatos orgânicos devem tomar conta do design. Por isso, padrões quadrados abrirão espaço para móveis e outros objetos com aspecto mais arredondado, sem arestas ou cantos. Formas muito próximas da natureza poderão ser vistas com mais frequência nos escritórios, criando uma atmosfera menos dogmática.

4. Espaços polivalentes

O ritmo acelerado e as mudanças constantes exigem rapidez de raciocínio e criatividade. Todos os dias um novo desafio se apresenta. Como as empresas podem lidar isso?

Layouts e organizações que estimulam a colaboração ajudam a criar um engajamento maior nesse contexto, que clama pelas habilidades de múltiplos talentos.

Para abraçar essas possibilidades de modo flexível, os espaços polivalentes despontam como estratégias para atender a variados propósitos, sem ter de gastar mais por isso.

5. Lounging

Aos poucos as companhias foram percebendo a importância de propiciar melhores condições de conforto aos seus colaboradores. Seguindo essa tendência, áreas de lounge passaram a ser incorporadas na Arquitetura Corporativa no intuito de oferecer momentos oportunos de descontração e relaxamento.

Gostou de ficar por dentro das tendências para a Arquitetura 2019? O que pode ser aplicado aí no seu escritório? Deixe seu comentário!

Para informações sobre projetos e entre em contato com a DABUS ARQUITETURA.

Referências: Arquitetura e Construção, Blog 321VamosDecorar, homify, EXAME,PPG Brasil.