5 dicas para ter uma startup de sucesso


Encontrar um caminho para empreender, em meio a um cenário econômico instável, pode ser bastante desafiador. Mas há diversas startups de sucesso por aí para provar que é possível sim desbravar esse horizonte.

Com ideias, produtos e serviços inovadores, esse modelo de negócio tem chamado atenção por conta de seu método de escalabilidade e crescimento rápido. Porém, para conquistar esse objetivo e se firmar no mercado é necessário muita resiliência. Isso, tanto do ponto de vista comportamental, quanto estratégico.

Hoje, veremos o que é preciso para prosperar nessa jornada. Acompanhe!

Característica de uma startup de sucesso

Dicas para uma startup de sucesso

O desejo de toda startup é ver suas propostas serem bem-aceitas e decolarem no concorrido ambiente empresarial. Assim, é possível levantar algumas características que demonstram se uma startup é de sucesso ou não. Vejamos a seguir os principais pontos dos novos negócios que conseguem prosperar:

  • Visão de negócio: Conhecem o mercado e sabem para onde querem ir;
  • Paciência: Entendem que formatar e adequar um negócio pode levar tempo;
  • Resiliência: Apesar das dificuldades, seguem em frente e se reinventam;
  • Criatividade: Estão intimamente ligados à inovação e a buscam o tempo todo;
  • Boas companhias: Contam com colaboradores e investidores de confiança.

Quer se tornar uma startup de sucesso? Então, siga as 5 dicas abaixo!

1. Não pegue leve na hora de planejar

Amadurecer a ideia e traçar, quantas vezes forem necessárias, os passos para chegar onde se deseja, deve fazer parte do DNA do negócio. Mesmo que ele admita trajetos mais curtos e descomplicados, o planejamento não pode ser realizado de qualquer jeito.

Registre tudo, crie documentos e formalize as propostas de modo que elas possam sair do papel em poucas etapas.

2. Estude gestão financeira e dedique-se a ela

O controle financeiro é um dos principais fatores que levam as empresas a sucumbirem logo no início. Seja por falta de conhecimento ou por negligência desse setor, elas vêm as operações perderem o fôlego e se tornarem insustentáveis.

A dedicação às finanças têm de ser constante. No começo, sua gestão é mais simples. Mas, à medida que o tempo passa, o volume da movimentação aumenta e seu controle se complexifica. É essencial estar preparado para esse momento.

3. Recrute um time proativo

Para compor sua equipe, prefira pessoas proativas, que consigam identificar problemas e sugerir soluções com agilidade. Em geral, nos primeiros momentos, o time é reduzido. Portanto, se o pessoal não contribuir de maneira enfática, pode ficar difícil avançar. Valorize os perfis de liderança. Eles farão toda diferença para sua startup!

4. Conecte-se a pessoas

Networking é uma das grandes chaves para os novos negócios. Participe de feiras, promova cafés corporativos, capte contatos. Muitas oportunidades acabarão surgindo dessas ocasiões. Apesar da rotina agitada, se esforce para estar presente nos eventos. Eles são ótimos para conhecer tendências e até possíveis concorrentes.

5. Conte com uma estrutura sob medida

Startups requerem soluções sob medida. Assim, processos e recursos devem ser cuidadosamente desenhados para atender a suas necessidades únicas. Além disso, a estrutura física da empresa também tem de ser condizente. Mobiliário, metro quadrado, cores e todos os outros detalhes precisam ser planejados para não gerar gastos indesejados e, ao mesmo tempo, para permitir uma ocupação funcional e flexível.

O desenvolvimento do projeto de Arquitetura Corporativa é uma etapa de suma importância para se ter uma startup de sucesso. Desse modo, atente-se aos cuidados necessários.

Quer ficar por dentro? Então, entre em contato com a DABUS ARQUITETURA e saiba como podemos ajudá-lo!

Referências: Ignição Digital, Canaltech, Xerpa Blog.