Ambiente de trabalho produtivo: Conheça 5 características | DABUS ARQUITETURA

Blog DABUS ARQUITETURA

5 características de um ambiente de trabalho produtivo

Agilidade, eficiência, criatividade, qualidade. Esses são resultados naturais a um ambiente de trabalho produtivo e que, logicamente, toda empresa busca. Mas é sempre bom lembrar que a produtividade é fruto de uma série de fatores que partem desde motivações internas e pessoais, até modelos de gestão.

Hoje, nós queremos observar os aspectos comuns entre os locais de trabalho que estão mais avançados nessa questão. E, portanto, apresentam melhores rendimentos. É inevitável pontuarmos o impacto da Arquitetura nesse contexto, uma vez que ela está intimamente vinculada às condições necessárias para se produzir.

Vamos falar melhor sobre isso logo abaixo. Acompanhe e descubra como ter um espaço mais eficiente!

A Arquitetura Corporativa e o ambiente de trabalho produtivo

Ambiente de trabalho produtivo

Temos falado muito sobre a importância de ser feliz no trabalho. Claro, pessoas felizes são mais ativas e produtivas. Para proporcionar essa satisfação é imprescindível cuidar do lugar onde a equipe está. É preciso proporcionar conforto, bem-estar e qualidade de vida, além das providências técnicas para que o negócio se desenvolva no dia a dia.

Mobiliário defasado, cores que instigam agressividade, falta de acessibilidade e iluminação desgastante, certamente abalarão o desempenho do seu time, assim como muitas outras falhas relacionadas à Arquitetura Corporativa.

Um ambiente de trabalho produtivo é amparado por uma ampla gama de cuidados que visarão, sempre, a experiência humana.

Confira a seguir as características que eles contemplam…

1. Organização

Essa deveria ser a premissa de qualquer escritório: prezar por sua organização. Mas não apenas frente às responsabilidades administrativas, como também junto às instalações físicas. Materiais e documentos guardados nos lugares certos; equipamentos funcionando devidamente; áreas bem dimensionadas; limpeza frequente; entre muitos outros aspectos, ajudam o trabalho a fluir melhor, sem perda de tempo e sem irritação.

2. Equipamentos e ferramentas de qualidade

Como render da maneira esperada quando os equipamentos travam, quebram ou não respondem à altura da tarefa a ser realizada? Não há como ignorar. Nas empresas mais produtivas, as ferramentas de trabalho são funcionais, assertivas e ágeis. Isso, desde os meios de comunicação adotados, até os sistemas de gestão e softwares especializados.

Ah, vale lembrar do suporte técnico. Sua atuação garante que tudo flua da melhor forma, mesmo quando surge algum problema.

3. Conforto termoacústico

Calor ou frio demais são extremamente incômodos quando se tem uma jornada de 8 horas pela frente. Por isso, no ambiente de trabalho produtivo existe uma atenção especial com relação à temperatura e sensação térmica. E não só isso. O isolamento acústico é outra cautela fundamental a assegurar a concentração dos colaboradores e os níveis desejados de privacidade.

4. Engajamento

Times mais engajados apresentam resultados superiores. Eles são proativos: criam e compartilham novas ideias, estão alinhados com os princípios de liderança, não têm medo de arriscar e inovar. Boa parte desse movimento se deve, justamente, a uma cultura alinhada com a retenção de talentos e a promoção de qualidade de vida.

5. Layout adequado

Companhias eficientes apresentam espaços e estações de trabalho bem distribuídos e corretamente dimensionados para atender às necessidades de cada atividade. Assim, as acomodações proporcionam funcionalidade e conforto, sem abrir mão da organização da estrutura hierárquica.

Transforme sua empresa em um lugar de alto rendimento. Entre em contato com a DABUS ARQUITETURA e saiba como o projeto de Arquitetura Corporativa pode elevar os resultados da sua equipe!

Compartilhe este post



Comentários (0)

Deixe o seu comentário!




Áreas de Atuação