Como deve ser o perfil do gerente de projetos atual?


Acompanhar um cenário de constantes transformações não é tarefa das mais fáceis. No ambiente de trabalho, é preciso evoluir rápida e continuamente. Nessa missão as lideranças são fundamentais. Por isso, hoje nós queremos falar um pouco sobre o perfil do gerente de projetos atual.

Além de desenvolver diferentes habilidades, esse profissional precisa ter disposição e motivação para mudanças. Elas se tornaram inevitáveis. Os modelos de trabalho se diversificaram. A mobilidade passou a ser absorvida no modus operandi das companhias. Colaboradores de diferentes gerações agora convivem. E as novas tecnologias continuam a quebrar paradigmas.

Como, então, tirar melhor proveito desse panorama? Como agir para elevar a equipe ao estágio desejado? Que tipo de postura adotar?

Acompanhe!

O que deve compor o novo perfil do gerente de projetos?

Perfil do gerente de projetos

Muito mais do que ter domínio sobre processos, ferramentas e técnicas, o novo gerente de projetos deve ter verdadeira paixão pelo negócio, pelo mercado e pelas pessoas. Sim, pois em cada um desses pilares há transformações em ebulição, as quais não adianta querer conter. É necessário acolhê-las e direcioná-las aos objetivos pretendidos.

Esse profissional tem de estar mergulhado na cultura da empresa e ser um defensor dela. Assim, ele ajuda a construir e a fortalecer o branding da marca. Ao mesmo tempo, precisa ter empatia com o pessoal. Sem essa qualidade, ele será incapaz de ser ouvido.

Portanto, frente a esse quadro composto por indivíduos de gerações e procedências distintas, o perfil do gerente de projetos deve ser ainda mais versátil: hábil a falar diversas “línguas” e confiante o bastante para inspirar.

Empenho na gestão de mudanças

Como mencionamos, a postura frente às mudanças tem de ser positiva, motivadora e, claro, competente. Foi-se o tempo dos processos lineares, das ferramentas conhecidas e dos times estáticos. Dessa forma, a busca por aperfeiçoamento, não só profissional, como humano, faz toda diferença para o “Project Manager” atual. Sua inquietação precisa levá-lo a se aprimorar de maneira holística.

Confira outros aspectos importantes a esse profissional:

  • Ele deve ter a perícia de um mecânico, assim como as amplas habilidades de um engenheiro;
  • Deve ser um parceiro e defensor do cliente, fornecendo conselhos e liderança;
  • Deve se tornar um profissional experiente, capaz de aplicar lições de sociologia e psicologia junto à equipe;
  • Deve ser aquele que ouve e, ao mesmo tempo, tem excelentes habilidades de comunicação – sua paixão tem de contagiar os demais;
  • Deve combinar planejamento estratégico e know-how tático;
  • Deve se preocupar com os processos do dia a dia, sem deixar de ser visionário;
  • Deve ser um facilitador/coach com a capacidade de colaborar com o time, assim como com os fornecedores e clientes, extraindo o melhor deles.

Sem dúvida, há muitos desafios a enfrentar nessa jornada. Mas o que nunca deve ser deixado de lado é o espírito apaixonado pela evolução constante do mercado, das pessoas e da vida como um todo.

É muito importante lembrar que o ambiente pode contribuir muito para promover o novo perfil do gerente de projetos. Como? Entre em contato com a DABUS ARQUITETURA e conheça nossas soluções para o seu projeto de Arquitetura Corporativa.

Referências: Work Design Magazine, Project Builder.