O que é resimercial e como essa tendência influencia seu escritório?


A entrada das gerações mais jovens no mercado de trabalho trouxe para dentro do escritório uma séries de mudanças. A maneira como se relacionam, as tecnologias que utilizam e todo o tempo que dedicam às atividades profissionais acentuaram a necessidade de rever os modelos de contratação e o próprio ambiente corporativo. É nesse contexto que o design resimercial toma forma.

Mas como exatamente esse conceito se aplica? O que é preciso fazer para integrá-lo a minha empresa? Será que essa proposta tem a ver com o meu tipo de negócio?

Hoje iremos esclarecer melhor o assunto, que começa a ganhar cada vez mais espaço na Arquitetura Corporativa brasileira. Em outros países (da Europa, sobretudo), o tema já está mais difundido

Vem com a gente e entenda melhor!

O que é resimercial? Qual o significado?

Resimercial

Projeto da DABUS ARQUITETURA desenvolvido para a Hansgrohe Brasil.

A palavra “resimercial” é um neologismo nascido da junção de “residencial” com “comercial”. O conceito propõe a mistura desses dois tipos de espaços em um só, no intuito de tornar o escritório um lugar mais familiar, confortável e descontraído.

Claro, a ideia não é deixar de lado a questão da produtividade. Pelo contrário. É elevá-la a partir de condições mais agradáveis, capazes de otimizar a disposição física e mental dos colaboradores.

Boa parte do esforço por trás dessa tendência é motivada pelo comportamento das novas gerações. Elas estão passando mais tempo no trabalho, tornando, assim, mais estreita a relação entre vida profissional e pessoal.

Logo, tornou-se imprescindível transformar a empresa num espaço propício para desenvolver os mais diversos tipos de atividades. E, vale observar, que o design resimercial oferece oportunidade para o estabelecimento de conexões e colaboração de forma natural. O que tem tudo a ver com o perfil do novo colaborador.

Com as atuais ferramentas tecnológicas, ele dispõe de condições para ser mais autônomo e se movimentar com maior liberdade, convivendo e trocando ideias com diferentes pessoas.

Como é o escritório resimercial?

O ambiente de trabalho alinhado com esse conceito apresenta padrões que imitam cores, texturas, formas e materiais que, geralmente, são vistos em residências. Com isso, a ambientação corporativa ganha um aspecto mais casual e, porque não dizer, também mais moderno?

Estofados macios, tons terrosos, revestimentos naturais, áreas verdes, carpetes, elementos descontraídos e espaços de convivência são alguns componentes que podem ser explorados. Mas é importante encontrar o equilíbrio entre estímulos de conforto e de responsabilidade com a missão dada a cada um. Como foi dito, apesar do clima leve que é sugerido, a proposta visa alavancar melhores resultados para a organização.

Portanto, o projeto de Arquitetura Corporativa tem de atender cuidadosamente as necessidades do seu negócio e da sua equipe. Mas, não se preocupe! Entre em contato com a DABUS ARQUITETURA e saiba como podemos te ajudar!

Referências: EPromac Blog, One Eleven Design.