6 benefícios da comunicação visual na Arquitetura


Quando se levanta um tema como este, as primeiras áreas que costumam vir à mente são a publicidade e o marketing. De fato, o conteúdo imagético é essencial na construção de marcas, campanhas e estratégias de divulgação. Porém, a comunicação visual na Arquitetura também possui uma participação ativa, constituindo uma especialidade de suma importância para os mais diversos tipos de projetos.

Os elementos visuais compõem a leitura que precisa ser feita dos espaços. Afinal, todos eles comunicam! Ambientes comerciais, corporativos e clínicos precisam ser muito bem planejados nesse aspecto. Naturalmente, pois o alto volume de pessoas em lugares como esses exige uma compreensão clara acerca dos códigos que lhes dizem o que fazer, quem é a empresa e até o que sentir.

Hoje vamos entender melhor o assunto, falando um pouco mais sobre o objetivo e os benefícios da comunicação visual na Arquitetura.

Vem com a gente!

A função da comunicação visual na Arquitetura

Projeto da DABUS ARQUITETURA para a Scaffold Education.

Comunicar significa tornar (uma ideia, mensagem ou intenção) comum. Isso pode ser feito de forma verbal ou visual. Nesse segundo caso é preciso tomar muito quanto ao discurso que se deseja imprimir. Ele deve ser mais descontraído ou formal? Deve ser institucional ou pessoal? Simples ou sofisticado?

Portanto, é indispensável ter domínio dos elementos que integram a comunicação visual. Por meio dela, a Arquitetura exprime seu estilo, confere “vida” aos ambientes e guia a experiência dos usuários. Traz orientações tanto práticas, como para onde ir (sinalização), quanto subjetivas, como qual a sensação principal que deve ficar impregnada (mensagem da marca).

Dessa forma, vê-se como o projeto arquitetônico tem de estar em total sintonia com os esforços de marketing. Muitas vezes, é a identidade da marca que constitui toda a base para as soluções que serão criadas. O posicionamento buscado precisa ser respeitado e valorizado a todo custo!

Sinais, cores, formas, tipografias, entre outros “ingredientes”, têm um alto poder comunicativo. Logo, devem ser explorados de maneira inteligente e criativa. As possibilidades são incontáveis.

A comunicação visual na Arquitetura proporciona benefícios como:

1. Objetividade

Ocupantes sabem o que devem fazer, para onde ir e de que maneira utilizar o local. A sinalização é um importante fator, nesse sentido. Em espaços de alto fluxo, essa objetividade faz toda a diferença, uma vez que auxilia o desenvolvimento focado de cada tipo de atividade.

2. Alinhamento

A comunicação visual deixa clara a identidade da marca na Arquitetura. Assim, todos os que têm contato com ela são impactados por uma mesma mensagem. Alguns irão se identificar, enquanto outros poderão escolher outro rumo. Ainda que seja possível haver leituras particulares, a essência do discurso é capaz de ser transmitida.

3. Engajamento

Ocupantes que se identificam com o que lhes é apresentado e orientado tendem a se envolver mais com o ambiente – o que é ótimo em cenários corporativos. Desse modo, a produtividade aumenta, assim como o senso de pertencimento que corrobora com a retenção de talentos na empresa.

4. Fortalecimento da identidade

Ambientes que expressam e reafirmam as características da marca ajudam a fortalecer sua mensagem, sua proposta única e seu life style. É primordial que os ocupantes estejam em sintonia com a identidade do negócio, pois só assim terão o alinhamento almejado, já comentado no item 2.

5. Padronização

Quando pensamos em um projeto para uma rede de franquias, é possível compreender bem como a comunicação visual na Arquitetura pode ser capaz de construir uma identidade forte, coerente e replicável. Em casos como esses, é necessário empreender muito estudo para encontrar saídas consistentes e criativas.

6. Otimização do tempo

Esse fator tem a ver com aquela antiga máxima: uma imagem vale mais que mil palavras. Ou seja, sintetiza ideias, tornando a comunicação mais ágil e dinâmica, fornecendo orientações práticas para o uso do espaço no dia a dia.

Conheça aqui o trabalho da DABUS ARQUITETURA na área de comunicação visual e entre em contato conosco para entender melhor como podemos te ajudar!

Referências: My Little Blog, Lucidchart Blog, Medium, 44 Arquitetura, Arqfashion.