Construção sustentável: quais soluções aplicar?


Muito mais que uma tendência, a construção sustentável é uma necessidade urgente na sociedade e no mundo. Em seu escopo está a missão de reduzir ou evitar completamente o esgotamento de recursos críticos (energia, água, terra e matérias-primas, por exemplo); prevenir a degradação ambiental causada por instalações e infraestruturas ao longo de seu ciclo de vida; e criar ambientes confortáveis, seguros e produtivos.

No setor corporativo, diversas empresas já incluem a sustentabilidade como uma das principais diretrizes para seu projeto. Assim, podemos ver um comprometimento maior dessas organizações com o meio ambiente e com seu posicionamento ante o mercado.

Mas quando falamos em “construção sustentável” que tipos de soluções estão envolvidas? Quais saídas podem ser adotadas?

Hoje, é possível encontrar muitas opções entre os fornecedores e a previsão é que elas se multipliquem ainda mais. Isso graças ao avanço da tecnologia e a expansiva procura do público.

Acompanhe o artigo e fique por dentro das ideias que podem compor também o seu projeto!

A urgência pela construção sustentável

A construção é um dos setores que mais podem afetar a natureza. Vários são os impactos gerados, que abrangem desde a exploração de matérias-primas, até o fim da vida útil dos produtos. Desse modo, as consequências geradas são amplas e de longo prazo.

De acordo com dados do PNUD (2012), a cadeia produtiva da construção civil é responsável por níveis significativos de emissão de gases de efeito estufa. A produção de cimento responde por 5% e o uso de energia em edifícios, por 33%.

Além disso, a atividade consome 12% do total de água e gera 40% de todos os resíduos da sociedade. Vale observar que, afora os impactos locais, os grandes empreendimentos causam pressão sobre diferentes ecossistemas.

Tendo em vista dados como esses (apenas alguns deles) fica claro que é preciso tomar medidas para reverter o quadro, impedindo que ele avance. Reciclagem, reutilização e descarte consciente nunca estiveram tão em voga. Mas é necessário agir rápido!

Confira a seguir outras possibilidades…

6 soluções em construção sustentável

Como dissemos no início, há uma variedade de produtos que podem ser usados atualmente para desenvolver processos e resultados finais mais conscientes.

Olha só algumas opções interessantes:

1. Madeira de demolição: Esta é uma das soluções mais conhecidas. Presente em móveis, esquadrias, revestimentos e também como elemento estrutural, esse tipo de madeira é reaproveitado mediante a seu perfeito estado de conservação.

2. Telhado verde: Composto de plantas vivas, serve para reduzir o calor e o escoamento da água.

3. Painéis solares: Abundante e limpa, a energia solar já vem sendo explorada há muito tempo na construção. Além de assegurar a sustentabilidade quanto à geração energética de um edifício, os painéis fotovoltaicos geram maior economia em médio e longo prazos.

4. Concreto sustentável: Pode ser desenvolvido a partir do reaproveitamento de materiais (como areia e borracha) e da tecnologia CarbonCure. Por meio dela, apenas a quantidade certa de CO2 é adicionada ao concreto para permitir que o gás seja transformado em mineral e para evitar que o dióxido de carbono seja lançado na atmosfera.

As vantagens de usar essa técnica vão além da captura de dióxido de carbono. Ela também promete produzir maior resistência, durabilidade e leveza ao produto.

5. Tijolo verde: O tijolo ecológico, como também é chamado, é feito com os resíduos gerados pela construção. Permite o reaproveitamento de grande parte desses materiais. Alguns modelos apresentam encaixe entre peças. Assim, ele pode ser executado com pouca ou nenhuma argamassa.

6. Aço reciclado: Eis aqui um dos materiais mais reciclados no mundo. Isso porque é possível produzir um aço novo sem que ele perca suas qualidades originais. Ademais, trata-se de um item de baixo custo.

Os métodos construtivos apontam cada vez mais para um futuro sustentável. Contudo, o futuro já chegou! Como vimos, há diversas aplicações a nosso alcance. Basta um bom planejamento!

Entre em contato com a DABUSARQUITETURA e saiba como podemos desenvolver o seu projeto!

Referências: Interesting Engineering, CERBRAS, PlastPrime, Escola Engenharia.