5 acontecimentos que estão transformando o mundo e seu negócio


Acontecimentos que estão transformando o mundo

No mês de junho de 2019, Heloisa Dabus, arquiteta titular da DABUS ARQUITETURA, viveu uma experiência imersiva e provocadora no Executive Program da Singularity University. Realizado no campus da NASA em Sunnyvale, Califórnia, o curso levantou diversos temas e discussões para formar os líderes do presente e do futuro. Muitos dos temas abordados evidenciaram acontecimentos importantes que estão transformando o mundo e, consequentemente, os negócios ao redor do planeta.

Vivemos um momento crucial de adaptação às intensas e rápidas mudanças na sociedade, no mercado e nas relações interpessoais. A tecnologia está nos levando para cenários que evoluem de maneira exponencial. Mas será que nós, humanos, estamos realmente preparados para isso?

Hoje, queremos aproveitar as reflexões vistas no programa executivo mencionado, para abrir também a sua mente. Acompanhe e fique por dentro!

Por que devo me preocupar com o que está transformando o mundo?

Muito mais do que ser impactados pelas mudanças, precisamos nos esforçar para estar do lado de quem as provoca. No entanto, as novas tecnologias e inteligências artificiais, sobretudo, estão desenhando panoramas extremamente complexos e desafiadores. Isso tanto do ponto de vista das formas de trabalho, quanto das interações sociais, saúde e ética, entre outras esferas.

Em muitos casos já é difícil identificar de onde vem tantas quebras de paradigmas. As áreas e os conceitos se entrelaçam, tornando embaçados os limites das discussões. Mais ainda a maneira de viver e de desenvolver novos negócios.

Não podemos perder de vista os fatores que estão transformando o mundo, principalmente, porque o futuro já está entre nós. Nossos esforços de adequação devem ser mais conscientes a respeito de tudo o que já nos toca e daquilo que virá (em breve), superando nossas expectativas.

Confira abaixo algumas das ideias apresentadas durante o Executive program da Singularity University:

1. Mudanças mais velozes que nunca

O ritmo de mudanças nunca mais será o mesmo daquele que conhecemos até então. Hoje, e dentro de um curto prazo, as transformações já correm de modo espantoso para o nosso atual estilo de vida. Porém, isso não é tudo. Temos de nos preparar para uma era de crescimento exponencial em todos os âmbitos de nossas vidas. Essa visão pode ser perturbadora a princípio, mas, se pudermos nos adaptar, as oportunidades serão extraordinárias.

2. Convergência tecnológica como motor da mudança exponencial

Podemos entender essa ideia quando vemos tecnologias de diferentes naturezas e áreas do conhecimento se combinando e gerando cenários, muitas vezes, ainda nem imaginados. Combine átomos com bits, inteligência artificial com um corpo humanóide, por exemplo, e você poderá visualizar uma série de transformações que já estão acontecendo, mas ganharão uma proporção exponencial daqui pra frente. 

3. Lentidão dos processos de colaboração

Muito se fala de como os processos de interação são benéficos aos nossos negócios. De fato, há uma série de vantagens a se considerar. Mas será que esse método de interação conseguirá acompanhar um mundo exponencial

A reflexão é válida se admitirmos que ao longo dos processos colaborativos é comum que surjam muitas “fricções” (até equalizar o tom). Num contexto de mudanças ainda mais profundas e ágeis, pode ser que esse modelo não seja capaz de atender a toda a demanda. O que não significa descontar as contribuições de clientes e colegas. Mas sim mudar o foco da “colaboração” para um conceito mais consistente de “coordenação”.

4. Transformação comportamental em foco

Tão importante quanto a transformação tecnológica é a transformação comportamental. O desafiador é que nós, como seres humanos, não estamos nos modificando tão rapidamente quanto as tecnologias que nos rodeiam. Isso porque tratamos a transformação como um processo racional (tecnológico) quando, na realidade, é um processo fundamentalmente político (comportamental).

5. O futuro já chegou, mas ainda não tocou a todos

Muitos dos fatores que estamos abordando podem soar como “ficção científica” para a maioria das pessoas. As tecnologias mais avançadas não vistas pelo público que se entretém com os simples recursos das redes sociais, por exemplo. A democratização dos avanços reais ainda tem um bom caminho a percorrer. As divergências políticas atuais em todo o planeta ilustram a distribuição desigual da compreensão e do acesso ao futuro.

Como líderes, nosso papel é começar a plantar a consciência acerca de um mundo exponencial e ajudar a democratizar o acesso aos benefícios que já podem ser desfrutados.

Para saber mais sobre as tendências do crescimento exponencial na sua empresa, comente aqui e  vamos juntos vislumbrar um futuro de possibilidades. Nós da DABUS ARQUITETURA estamos praticando as tecnologias exponenciais. Quer conhecer? Entre em contato conosco!