Como estimular a criatividade no trabalho? Confira 5 ideias!


A criatividade é uma das capacidades humanas mais incríveis e essenciais a nossa adaptação no mundo. Solucionar necessidades diante de problemas ou contextos específicos nos impulsionou a evoluir. Essa é uma direção sem volta, sobretudo quando temos a tecnologia intensificando transformações nas mais diversas áreas da sociedade. Por conta da velocidade em que essas mudanças acontecem, estimular a criatividade no trabalho passou a ser uma preocupação de extrema relevância. 

Como apresentar novidades que realmente encantam os consumidores? Quais ferramentas adotar para melhor absorver as possibilidades tecnológicas? O que fazer para não perder o timing de lançamento de novos produtos?

Criar de modo rápido e implementar melhorias também em alta velocidade tornaram-se demandas latentes nos tempos atuais. Isso sem falar na urgência por inovação. Será que seu time está preparado?

No post de hoje traremos algumas ideias práticas para aproveitar aí no escritório, entre o seu pessoal. Vem saber!

Como a criatividade no trabalho pode aflorar? 

A criança é criativa por natureza. Como ainda não conhece todas as regras impostas pelo meio cultural, ela elabora saídas e inventa “moda” com base apenas em suas ideias. O medo da rejeição não dita os seus passos, diferentemente do que acontece com o adulto, que anseia por ser aceito.

Entender o comportamento humano faz toda diferença para lidar e estimular sua equipe. Assim, é importante analisar se, em sua empresa, as pessoas, de fato, se sentem à vontade para criar. Muitas vezes é preciso fazer um esforço para resgatar a curiosidade, a imaginação e a coragem. A atmosfera aberta à inovação precisa, mais do que um valor, ser vivenciada de maneira autêntica no dia a dia.

Bem, há muitas alternativas nesse sentido. Abaixo sugerimos 5 ações para incentivar a criatividade no trabalho…

1. Promova momentos de brainstorming

Nas agências de comunicação os processos de brainstorming já são velhos conhecidos. Levantar e captar ideias em prol de um problema ou situação acaba aproximando os participantes, além exercitar a capacidade de escuta. Isso porque a técnica propõe o compartilhamento de alternativas sem julgamentos, de uma forma livre e divertida.

2. Tenha uma equipe diversa

Um time composto por membros com origens e experiências parecidas pode facilitar o processo de captação de talentos e o entrosamento posterior entre eles. Contudo, isso tende a homogeneizar as perspectivas, dificultando o surgimento de propostas diferenciadas. Desse modo, nossa sugestão é apostar em um quadro de funcionários plural, que valorize a diversidade.

3. Invista em desenvolvimento

Para muitos colaboradores a criatividade pode ser um campo “nublado”, inseguro e até constrangedor. Porém, a falta de afinidade com o tema pode ser resolvida com atividades como workshops, palestras e cursos voltados a desenvolver o lado criativo, que todos possuem. Isso servirá, inclusive, para mostrar que a empresa está verdadeiramente aberta a novas proposições.

4. Reconheça e recompense a criatividade

Não é incomum vermos empresas que cobram soluções criativas, mas que nunca aproveitam as ideias levantadas. Diante disso, observamos equipes desmotivadas ao longo do tempo. “Afinal, para que contribuir se nada acontece”?

Para evitar quadros como esse e fazer também com que o negócio se comprometa em pôr em prática as sugestões fornecidas, um caminho interessante pode ser criar recompensas para pensamentos e propostas fora da curva.

5. Crie uma ambientação inspiradora

Ambientações muito austeras tendem a reprimir o espírito criativo. Dessa maneira, incorpore quadros que provoquem a imaginação, cores contrastantes, mobiliário personalizado, itens com fun design e outros elementos que enriqueçam o espaço com inspirações. Explore ainda aromas, iluminação e sons diferenciados. Os detalhes valerão a pena!

Leia também nosso artigo sobre Arquitetura Corporativa e criatividade

Quer contar com as melhores aplicações para o seu projeto e sua equipe? Entre em contato com a DABUS ARQUITETURA e conheça nossa expertise voltada a projetos com resultados.