O futuro da Engenharia Civil: 4 tendências


Futuro da Engenharia Civil

As tecnologias ganham cada vez mais espaço em nossa vida. Diferentes hábitos surgem e novos paradigmas se abrem frente a relação com o consumidor. A indústria, enquanto isso, se esforça em desenvolver soluções inovadoras. Estamos todos conectados nessa trama de bits, robôs e telas. O que não é diferente com relação ao futuro da Engenharia Civil, tema do post de hoje.

Muitos avanços já podem ser percebidos nesse segmento do mercado que, naturalmente, impactam a Construção em primeira instância. Há um forte traço de automação que perpassa os novos recursos. Assim, a atuação humana precisa agora lidar com comandos e programações que antes pareciam coisa de ficção científica. É um contexto desafiador, no qual os profissionais têm de se tornar mais especializados para comandar a máquina.

A seguir relacionamos 4 tendências que prometem moldar o futuro da Engenharia Civil.

O futuro da Engenharia Civil a partir do agora

Boa parte das tecnologias que deverão demarcar uma transformação ainda mais profunda no setor dão seus primeiros passos hoje. Há diversas melhorias e inovações já realizadas. Contudo, há muito o que evoluir em aspectos como:

1. Internet das Coisas

A IoT, ou Internet das Coisas, traz a possibilidade de conexão com a internet para os mais variados tipos de objetos. Na construção, ela tem sido utilizada em tarefas como coleta de dados, rastreamento de equipamentos e trabalhadores, controle de drones e acompanhamento em tempo de real de todas as informações pertinentes. A expectativa é que a IoT expanda suas funções para aplicações focadas exclusivamente no canteiro de obras.

2. Realidade aumentada

A possibilidade de visualizar com mais precisão as soluções de um projeto movimenta diversas tecnologias ligadas à Construção Civil. Reduzir riscos e falhas traz vantagens como economia de tempo e de recursos. A realidade aumentada, além de proporcionar tais benefícios, contribui ainda mais para o encantamento do cliente que, num futuro próximo, trará um contato imersivo repleto de detalhes sobre a construção finalizada.

3. Robótica

A exploração da robótica voltada a atividades operacionais ganhará maior ênfase na Engenharia Civil. Processos como colocação de tijolos, transporte de equipamentos e medição de espaços se tornarão mais automatizados. Por conseguinte, os trabalhadores passarão a ter menor contato direto com o chão de obra. Porém, vale ressaltar que isso não diminui a importância das funções humanas.

4. Sustentabilidade

A preocupação com os rumos do planeta tem impactado diversos setores. Atualmente, empresas que ignoram boas práticas que visam a preservação do meio ambiente vêm a sua imagem prejudicada, assim como suas próprias vendas. Portanto, o futuro da Engenharia Civil acelera seu passo em direção a um mundo sustentável. Transporte, materiais, resíduos, energia e muitos outros fatores envolvidos na construção serão aprimorados para garantir todo um processo de não agressão à natureza. 

Para a DABUS ARQUITETURA é imprescindível estar em sintonia com o futuro. Nossos projetos integram o que há de mais moderno para oferecer ao cliente uma experiência marcada por resultados.

Então, entre em contato conosco e saiba como podemos te ajudar. Vamos juntos fazer a diferença!

Referências: Mobuss Construção, Unimonte, Sociedade de Engenharia RS