A Arquitetura Sustentável como solução para a Arquitetura Corporativa


Temos visto com razoável frequência empresas das mais diversas áreas adotarem o conceito de sustentabilidade, o que, modismo ou não, traz a sua contribuição para um ecossistema mais equilibrado e uma sociedade mais saudável.

A busca por processos de produção e outras soluções ecologicamente corretas têm levado o mercado corporativo a investir em pesquisas e perfis de atuação inovadores que viabilizem o desenvolvimento sustentável.

A Arquitetura, por sua vez, não poderia ficar de fora, sem oferecer as suas soluções nesse sentido. Propondo o relacionamento mais harmônico possível entre o homem, suas construções e o meio ambiente, a Arquitetura Sustentável torna-se cada vez mais visada por empresas do mundo todo.

Ela não só é um grande diferencial de marca, como também uma saída inteligente para a economia de energia e redução de gastos, para a integração entre sociedade e organização, para a colaboração motivada e responsável, assim como para o melhor relacionamento e aproximação com os clientes, entre outros benefícios.

Alinhamento estratégico

alinhamento estrategico sustentavel

Fonte: University of Delaware.

Um projeto de Arquitetura Corporativa Sustentável requer um estudo aprofundado não só sobre a utilização e reutilização dos materiais mais adequados, do terreno onde se vai construir, dos conceitos de ambientação e das soluções para promover atividades mais produtivas, mas também de seu alinhamento à cultura da empresa e às estratégias de marketing.

Trata-se de um trabalho multidisciplinar que não segue a uma ordem pré-determinada, mas que se desenvolve de modo dinâmico e sempre exclusivo.

A equipe de profissionais deve estar atualizada quanto às novidades em materiais ecológicos, visando o tempo todo o máximo de aproveitamento dos recursos naturais no projeto. Assim, devem se preocupar em escolher produtos que não sejam poluentes, bem como materiais recicláveis ou de reflorestamento, em encontrar saídas para promover a economia de água e energia, em preservar o ecossistema ao redor da construção, além de encontrar meios para preparar toda a organização quanto ao conceito ecológico que será adotado, entre outras soluções.

Já havia pensado na Arquitetura Sustentável como solução para a Arquitetura Corporativa da sua empresa?

Pense nisso e conte com a DABUS ARQUITETURA para o desenvolvimento de seu projeto de Arquitetura Corporativa Sustentável. Os resultados serão surpreendentes…