A orientação adequada da iluminação no projeto de Arquitetura Corporativa


Iluminar é sinônimo de dar vida e elegância aos ambientes. Porém, no projeto de Arquitetura Corporativa, mais do que isso, “iluminar” deve ser sinônimo de funcionalidade e produtividade.

Em cada área da empresa tipos diferentes de tarefas são realizados, o que leva seus ocupantes a terem necessidades específicas, inclusive com relação à iluminação, a qual, sobretudo, deve ser articulada para proporcionar o máximo de conforto visual.

Em espaços como a recepção e os corredores, por exemplo, é possível disponibilizar uma iluminação diferenciada, com forte orientação estética para valorizar a marca em pontos específicos e para criar uma ambientação mais atrativa.

Já nas estações de trabalho, é a funcionalidade que deve se sobressair. Para executarem bem e com produtividade suas tarefas, os colaboradores precisam contar com salas claras, preenchidas por um conjunto de luzes equilibrado. O aproveitamento da luz natural, se bem projetado, pode trazer grandes contribuições à saúde e ainda colaborar para gerar economia e bem-estar.

Nesse sentido, a escolha de luminárias, lâmpadas e outros sistemas é muito importante. É fundamental optar por produtos modernos, que sejam de prática instalação, fácil manutenção e limpeza, alto rendimento e que, ao mesmo tempo, permitam o racionamento do consumo de energia. Para o dia a dia de uma empresa e de seus funcionários esses fatores são vitais!

Antes de definir qualquer coisa, contudo, é indispensável um estudo aprofundado do espaço em questão. Nessa pesquisa é necessário identificar com segurança os equipamentos e os recursos que serão utilizados, os lugares onde eles serão alocados, as janelas e portas existentes e as funções que serão exercidas no local. Só a partir de então é que soluções eficientes poderão ser empregadas. Além disso, vale lembrar que essas soluções devem estar enquadradas nos parâmetros indicados pelas normas de iluminação.

 Para ter uma equipe mais produtiva e um ambiente mais saudável é essencial priorizar o conforto visual na Arquitetura Corporativa.

Entre em contato com a DABUS ARQUITETURA e fique por dentro de como o seu projeto pode ser desenvolvido para gerar mais satisfação entre os colaboradores e melhores resultados para seus negócios.