O que é biofilia e como adotar essa tendência na Arquitetura?


O que é biofilia

A natureza está em tudo. Sim, mas nem sempre ela nos toca devido aos processos industriais. Mesmo que esteja ao nosso redor, nem sempre ela faz parte de nossos ambientes. Contudo, as pessoas vêm buscando mudar esses quadros. Isso pode ser observado, por exemplo, no aumento do consumo de produtos orgânicos. Mas a verdade é que esse comportamento vai além e revela um processo de mudança de consciência. A Arquitetura, claro, acompanha esse movimento e é aqui que se torna importante compreender o que é biofilia.

A palavra quer dizer amor pela vida (bios = vida; filia = amor) e resgata a ideia de uma relação mais próxima entre o ser humano e a natureza.

Já sentiu falta desse contato? Se a resposta for “sim”, não se preocupe, é perfeitamente normal. Afinal, seja por trabalho, cansaço, segurança ou outros motivos, temos passado cada vez mais tempo dentro de lugares fechados.

Porém, a Arquitetura pode ajudar! Vem entender melhor…

O que é biofilia?

Tendo em vista o significado da palavra, mencionado acima, já fica um pouco mais fácil compreender o que é biofilia. Bem, mas o termo foi empregado pela primeira vez na década de 80 pelo biólogo norte-americano Edward O. Wilson. De acordo com seus estudos, o homem tem uma ligação emocional e genética com a natureza. Por isso nos sentimos tão bem quando em contato com áreas verdes.

Visando otimizar resultados e proporcionar uma experiência mais confortável, a Arquitetura tem buscado integrar de formas ainda mais surpreendentes os elementos naturais. Assim, o conceito de biofilia vem se despontando como um caminho válido para os mais diferentes tipos de projetos.

Por meio dessa orientação busca-se proporcionar benefícios como:

  • Redução do estresse: a proximidade com plantas e outros elementos naturais cria uma sensação maior de acolhimento, quebra a frieza dos locais fechados/austeros e contribui para a geração de identificação e pertencimento.
  • Saúde: áreas verdes tornam o ambiente mais saudável, pois as plantas realizam a purificação do ar. 
  • – Aumento da produtividade: colaboradores menos cansados e estressados são mais criativos e produzem melhor.

É importante lembrar que não são apenas as plantas que trazem a natureza para mais perto de nós. Confira as dicas a seguir!

5 dicas para aplicar a biofilia

1. Lembre-se da água: seja pelo som relaxante que produz ou pelo frescor que oferece, a água é um elemento que pode fazer muito bem à experiência humana. Mas muitos se esquecem de explorá-la. Fontes, espelhos d´água, piscinas ou mesmo lagos são opções que ajudam a criar uma composição mais orgânica.

2. Aproveite a luz do sol: a iluminação natural não só cria espaços agradáveis e acolhedores, como também é propícia à saúde, com sua vitamina D e sua capacidade de manter o ritmo circadiano do organismo em equilíbrio. Além disso, também favorece a redução de custos.

3. Integre a ventilação natural: a biofilia também abrange a climatização, que pode ser planejada a partir do próprio clima da natureza. Projetos inteligentes têm a capacidade de desenvolver soluções que tiram o melhor proveito possível dele. Em casos mais restritos, abrir portas e janelas já é um bom começo.

4. Utilize materiais naturais: a natureza é extremamente rica em formas, texturas, cores e até mesmo em desempenho. Assim, é altamente capaz de proporcionar diferentes sensações e sentimentos. Pedra e madeira são exemplos clássicos de materiais empregados na Arquitetura. Nesse ponto, vale lembrar, a importância de se conferir a procedência dos produtos adquiridos.

5. Priorize as formas orgânicas: por conta do excesso populacional nos centros urbanos, boa parte dos projetos arquitetônicos passaram a absorver linhas e ângulos retos, que tendem a economizar espaço. Entretanto, esse aspecto clean pode, algumas vezes, aflorar o senso de uma vida artificializada, robótica e fria. Assim, explorar um design biofílico cai muito bem quando a intenção é acolher as sensibilidades humanas em suas mais diversas nuances.

Conseguiu compreender o que é biofilia e como ela pode ser aplicada na Arquitetura? Deixe seu comentário e entre em contato conosco para saber como podemos desenvolver o seu projeto!