Como aplicar o fator wow no escritório para atrair e reter talentos?


Fator wow no escritório

Pessoas apaixonadas pelo o que fazem. Funcionários participativos, criativos e visionários. Time unido e engajado com a cultura da marca. Vamos lá, quem não quer uma equipe assim? Se esse é o seu caso, está na hora de criar e aplicar o fator wow na sua empresa.

Diante de uma nova e crítica geração de colaboradores, os empreendedores e diretores de negócios não podem mais se dar ao luxo de se sentirem seguros, simplesmente por oferecem oportunidades de trabalho. Mais do que isso, eles precisam, agora, criar um ambiente favorável para o desenvolvimento não só profissional, mas também pessoal de seus contratados. A visão deles acerca de sua ocupação remunerada é mais holística. E, nesse sentido, a qualidade de vida de cada um precisa ser beneficiada.

A Arquitetura Corporativa é um poderoso recurso para tornar as condições oferecidas pelo escritório mais atrativas. No entanto, é necessário ir além para criar um fator wow realmente significativo.

Quer saber como isso é possível? Então, vamos falar mais a respeito!

O que é o fator wow?

O fator wow nada é mais do que a manifestação do encantamento gerado por uma experiência positiva, vivenciada a partir de um produto ou serviço. A palavra “wow” exprime, justamente, a satisfação diante de uma grata surpresa. Em português seria o nosso “uau”.

Empresas que têm o fator wow são aquelas capazes de sempre surpreender e agradar aos seus consumidores. Ou, no contexto desenhado aqui: aos seus colaboradores.

É importante compreender que esse público interno também é fundamental ao processo de construção da reputação da marca. Além, é claro, de ser a força motriz da geração de riqueza.

Como a Arquitetura Corporativa ajuda a criar o fator wow?

Conforme mencionado, as condições do ambiente de trabalho são peças essenciais para proporcionar experiências encantadoras à equipe – as quais têm o poder de atrair e reter talentos. Para tanto, é preciso considerar pontos como:

  • – Perfil dos usuários: a ambientação, os fluxos de produção, as estações de trabalho e outros aspectos que compõem o dia a dia da empresa, devem ser atentamente estudados. Só assim é possível projetar um espaço que atende com precisão as necessidades do time e que lhes gera identificação;
  • – Funcionalidade: um local meramente belo não é o bastante frente a uma rotina acelerada, que cobra produtividade e adaptações constantes. Portanto, contar com equipamentos, cabeamentos, recursos e mobiliário eficientes é indispensável. Ninguém vai se sentir encantado se, por exemplo, tiver dificuldade para imprimir um simples documento. Nesse sentido, a automação corporativa é uma ótima aposta;
  • – Responsabilidade ambiental: as novas gerações apresentam uma mentalidade mais desperta em relação à preservação do meio ambiente. Assim, dão maior valor às organizações que reaproveitam materiais, reciclam, evitam o desperdício, integram a natureza ao escritório e trabalham a sustentabilidade, de forma geral, com comprometimento a longo prazo.

Há muitas outras questões que se somam ao projeto de Arquitetura Corporativa voltado à atração e retenção de talentos. Porém, não é apenas esse tipo de medida que agregará o fator wow…

Visão de oportunidades

A ambientação pode ser incrível, criativa, inspiradora… Mas, se o clima for “pesado”, desmotivador e “engessado”, dificilmente os ocupantes terão uma experiência encantadora. Isso porque eles não buscam só um lugar “bacana” ou “simpático” onde trabalhar.

Em outras palavras, não são apenas as condições físicas que irão conquistá-los. Há todo um cuidado que envolve a cultura do negócio a ser considerado. Procure analisar:

  • – As pessoas têm escolhas e controle sobre suas configurações de trabalho?;
  • – Existe um senso de oportunidade de crescimento?;
  • – O pessoal pode interagir e criar soluções de maneira colaborativa?;
  • – Os funcionários conseguem gerenciar seu bem-estar?;
  • – O local parece animado, enérgico, envolvente e divertido?;
  • – De que modo o ambiente pode apoiar o sucesso de cada um?

Criar um negócio fantástico depende de muita atenção, sensibilidade e empenho. Os resultados não vão surgir do dia para a noite, ok? São pequenas melhorias, feitas a cada dia, que farão a verdadeira diferença.

Você está disposto?

Conte com a equipe da DABUSARQUITETURA. Entre em contato conosco e fique por dentro das aplicações personalizadas para o seu projeto!