Como criar um ambiente resimercial no escritório?


Ambiente resimercial

Muito mais do que fotografias de família sob a mesa e um ou outro bibelô trazido de casa, o ambiente resimercial (residencial + comercial) engloba toda uma configuração para tornar o escritório mais acolhedor. Afinal, as longas e exigentes jornadas de trabalho precisam ser equilibradas de alguma forma.

Entretanto, é importante assinalar que esse tipo de composição é também uma resposta ao comportamento das novas gerações de colaboradores. Para elas não é apenas o salário que interessa. A qualidade de vida proporcionada por sua ocupação na empresa também é um fator decisivo.

Menos rigidez e mais criatividade, conforto e liberdade são valores a serem incorporados pelos negócios que, realmente, querem se adaptar a esses novos tempos. Em alguns casos, um pouco de ousadia pode ser bem-vindo.

Mas como criar um ambiente resimercial adequado, sem comprometer as necessidades da empresa?

Vem com a gente para entender melhor!

Benefícios do escritório resimercial

Conforme comentamos, um projeto resimercial vai muito além da mera incorporação de elementos trazidos do lar para a empresa. Ele deve ser cuidadosamente planejado para refletiraculturadonegócio e atender as demandas dele de forma assertiva e produtiva. Ou seja, não se trata apenas de apresentar um local de trabalho “goodvibes”. Há propósitos a serem cumpridos.

Quando realizado dentro dessa perspectiva, o projeto de Arquitetura Corporativa é capaz de impulsionar diversos benefícios, como:

  • Engajamento: jovens colaboradores, e até mesmo grupos de outras gerações, criam laços mais estreitos com um espaço de trabalho preocupado com o seu bem-estar. O clima mais leve e familiar tende a aumentar a satisfação da equipe, que se torna, então, mais interessada, comprometida e proativa. 
  • – Melhor desempenho: boas condições dentro do escritório amparam melhor o desenvolvimento das atividades. Seja pelos materiais e equipamentos fornecidos, seja pelo conforto oferecido. Pessoas felizes são mais criativas, ágeis e produtivas.
  • Retenção: além de apresentar um comportamento eficiente, colaboradores satisfeitos são mais leais. Ou seja, a proposta resimercial é capaz de ajudar na retenção de talentos, tão necessária junto a times compostos, principalmente, pelas gerações mais recentes.

Mas, vale o alerta: a ideia não é seguir a “moda” e sim encontrar soluções que dialogam melhor com o mercado atual. Conte sempre com profissionais experientes para executar o seu projeto. Profissionais que visam os resultados do seu negócio com responsabilidade e inteligência!

3 dicas para criar um ambiente resimercial

Muito bem. Um projeto resimercial deve considerar, então, uma série de fatores para ser bem-sucedido. Algumas aplicações fundamentais são: 

1. Equilíbrio

Um ambiente de trabalho não deve ser “caseiro” o suficiente para induzir uma postura displicente por parte dos funcionários. Portanto, é essencial encontrar o equilíbrio. O mobiliário deve ser confortável e, ao mesmo tempo, funcional. O clima deve ser descontraído, mas sem sufocar o senso de responsabilidade.

Criar áreas alternadas para a realização de tarefas e para a descompressão (relaxamento) é uma alternativa válida. Também é interessante contar com espaços de caráter mais privativo, como salas de reuniões ou mesmo cabines para onde o pessoal possa migrar a fim de obter um pouco mais de concentração. Assim, locais diferentes podem ser utilizados ao longo do dia, conforme as necessidades vão surgindo.

2. Espaços colaborativos

Entre as áreas previstas, espaços colaborativos são muito bem-vindos, pois eles têm muito em comum com a cultura resimercial. A liberdade para se expressar, ajudar e atuar em grupo deve fazer parte do processo de convivência.

Neles é possível mesclar mesas e cadeiras convencionais com poltronas e bancada para o café, por exemplo. O importante é criar uma atmosfera onde todos se sintam confortáveis para expor suas ideias e contribuir à sua maneira.

3. Mobiliário relevante

Os móveis escolhidos devem ser relevantes e produtivos para as respectivas áreas as quais forem destinados. Embora a proposta seja criar um cenário com elementos importados do lar, isso não significa que seja apropriado colocar uma rede entre os computadores e todos os seus fios. O correto seria que ela fosse alocada em uma zona de repouso. A mesma lógica se aplica aos demais elementos. Pense bem sobre a finalidade de cada um deles!

O ambiente resimercial é uma boa ideia para o seu escritório? Quer saber mais sobre como explorá-lo?

Entre em contato e fique por dentro de como a nossa equipe pode atuar para desenvolver o seu projeto!

Referências: 2020, Medium.