5 erros no home office: O que não fazer nesse ambiente


Erros no home office

A tecnologia transformou nosso estilo de vida. Proporcionou, inclusive, novas maneiras de se trabalhar. Desenvolver as atividades profissionais de casa, por exemplo, já foi, durante muito tempo, algo inconcebível. Mas, hoje, essa modalidade se torna cada vez mais comum entre os diversos tipos de setores. Contudo, temos de observar que é preciso evitar erros no home office que podem comprometer a saúde e a produtividade.

Quando feito com responsabilidade e com boas orientações, ele pode, sim, render ótimos resultados. O cuidado com o ambiente é essencial, pois ele deve promover atenção, conforto e praticidade. O que nem sempre é tão simples de conseguir, sobretudo porque o contexto familiar tende a apresentar várias distrações.

A seguir veremos, então, o que deve ser evitado no home office. Mas, antes, vamos destacar alguns benefícios que ele traz.

Home office: segurança e economia

Se, por um lado, o fato de trabalhar em casa exige muita organização e autodisciplina, por outro oferece maior segurança. E não só com relação à violência nas ruas. Mas também com relação à saúde, questão que, de modo alarmante, passou a fazer parte da rotina dos brasileiros e de outras pessoas ao redor do mundo frente à pandemia do novo coronavírus (COVID-19).

Atendendo às medidas de prevenção (quarenta), o home office se tornou a solução mais viável para não interromper as atividades dos negócios. Até mesmo daqueles que se mantinham mais conservadores com a ideia do trabalho feito de casa. A necessidade exigiu o processo de adaptação!

Além disso – e independentemente desse cenário imperativo -, o home office contém os gastos comuns com o transporte e alimentação quando é necessário se deslocar até a empresa. Diante de um cenário econômico tão desestabilizado, essa é uma vantagem, sem dúvida.

5 erros no home office

Conforme prometido, vejamos agora quais aspectos no ambiente depõem contra uma atuação saudável e produtiva. Fique atento e evite estes problemas:

1. Espaço não delimitado

Embora o open space seja um layout moderno e funcional, para o home office ele pode ser um tanto negativo. Isso porque é muito importante criar, em um ambiente familiar, delimitações que permitam isolar o usuário para a concentração e dedicação.

2. Tela virada para portas e janelas

Muitas vezes, no intuito de deixar o espaço mais agradável, o computador acaba em uma posição em que a sua tela fica virada diretamente para portas e janelas. Mas isso tratará um resultado nada agradável. Especialmente para a visão, que será ofuscada pelo reflexo gerado durante o dia. Fadiga, dor de cabeça e estresse são algumas consequências que podem decorrer desse equívoco.

3. Design acima de tudo

Este é um dos clássicos erros no home office: mobiliário escolhido somente pela “beleza”. Olhando unicamente por esse prisma, a ergonomia acaba sendo prejudicada. E as condições de salubridade também. Sem as acomodações adequadas o corpo precisa fazer grandes esforços, produzindo desgastes que afetam a saúde e a própria realização das atividades.

4. Igual ao da internet 

Ter referências para montar o seu home office pode trazer muitas ideias e ser muito positivo. Porém, ao copiar uma ambientação de algum lugar, não é possível empregar os recursos que o seu espaço realmente necessita. Além disso, há que se considerar a própria natureza do trabalho a ser realizado. O ideal é que as soluções sejam personalizadas para eles.

5. Qualquer iluminação serve

Sempre que possível a luz natural deve ser valorizada. Porém, com o cuidado de ela não gerar ofuscamentos. Já a iluminação artificial não pode ficar por conta de um simples spot com luz amarela. Principalmente à noite, é fundamental contar com uma iluminação branca, de temperatura fria. Luzes de apoio também devem ser utilizadas sob a mesa, por exemplo.

Para você e o seu negócio, o home office é uma boa saída? Siga a gente no Instagram para continuar acompanhando nossas dicas!