4 tendências para franquias a partir de 2021


Tendências para franquias

As transformações ocorridas em 2020 impactaram o mercado de muitas maneiras. Os efeitos serão sentidos ainda ao longo de vários anos. Por isso, as tendências para franquias se tornam um tema de grande relevância para os profissionais do meio. Observar as oportunidades mais promissoras pode fazer toda a diferença na hora de planejar.

De acordo com dados da ABF – Associação Brasileira de Franchising, em 2019 houve um aumento de 6,9% no faturamento do setor. Para aqueles que almejam seguir um movimento ascendente, será crucial muita disposição para desbravar um novo cenário, disruptivo e cheio de desafios. 

No post de hoje veremos os serviços, segmentos e modelos de negócios que deverão se firmar a partir de 2021. Acompanhe e prepare a sua rede para o que virá!

Franchising pós-pandemia

A tecnologia será cada vez mais determinante para os negócios. Como tendências para franquias se destacam, por exemplo, os aplicativos, as soluções de entregas rápidas e os sistemas de automação. Embora muitas empresas já trabalhassem com recursos como esses, o cenário pós-pandemia exigirá uma utilização ainda mais inteligente e massiva dos serviços tecnológicos. Tudo para proteger e facilitar ainda mais a vida do consumidor.

A maneira de gerenciar equipes e processos também passará por mudanças. Sobretudo porque o trabalho remoto (home office) se tornará mais frequente. Por força do isolamento social, muitas companhias aprenderam como explorar essa modalidade. Portanto, seus aspectos mais positivos (como a redução de estrutura) não passarão a ser ignorados. 

Mas quais são as tendências para franquias?

Abaixo relacionamos 4 delas. Acompanhe! 

1. Operação home based

Como mencionado, o período da “quarentena” obrigou muitos negócios a se adaptarem ao home office. Assim, para algumas franquias a operação do tipo home based passou a ser uma opção mais palpável. O interessante é notar que ela não se aplica apenas aos funcionários. Empreendedores e donos de redes também podem conduzir a atuação do franqueado remotamente com a ajuda das novas tecnologias.

2. Comunicação, Informática e Eletrônicos

Dentre os segmentos mais promissores para o franchising destaca-se o de Comunicação, Informática e Eletrônicos. Muitas empresas surgiram nesse meio graças às facilidades de se atuar de modo remoto. Ou seja, no modelo home based. A tecnologia é, sem dúvida, o eixo desta tendência. 

3. Serviços de delivery

Os serviços de entrega foram cruciais na vida das pessoas ao longo do surto do novo coronavírus. O consumidor se acostumou com essa facilidade, trazida principalmente pelo food service. Mas, agora, marcas de diferentes especialidades passarão a explorar melhor a visibilidade proporcionada pelos aplicativos de entrega. A comodidade e a segurança do cliente serão priorizadas!

4. Microfranquias

Muitos trabalhadores perderam seus empregos durante a pandemia. Outros já estavam cansados de um ritmo de vida acelerado e desgastante. A flexibilidade presente na atuação em home office estimulou um grande número de pessoas a repensar sua rotina e até a sua área de trabalho. Graças ao acesso às novas tecnologias, a criação de microfranquias foi estimulada. Agências de viagens e corretoras de seguros são apenas alguns exemplos nesse contexto.

Tem um negócio de franchising? Está pensando em começar uma rede? Fique atento às tendências para franquias e conte com a gente para desenvolver o seu projeto. Seja a unidade piloto ou o Manual de Identidade Arquitetônico , que padroniza a aplicação correta da marca no espaço físico.

Referências: Revista PGN, Central do Franqueado, Encontre sua Franquia.